As escolas que trabalham com a Pedagogia Waldorf não se parecem em nada com as instituições tradicionais. As diferenças já são visíveis desde a estrutura da escola, que na fase inicial de ensino, reproduz a atmosfera de um lar. Na aprendizagem, a distinção é ainda maior. A educação não é voltada apenas para o conteúdo, mas para a formação do aluno de maneira integral.
A Associação Waldorf Jaraguá do Sul começou com cinco mães destinadas a dar uma educação de qualidade para os filhos aqui na cidade, com um modelo pedagógico que respeita o tempo de cada criança. Aos poucos outras famílias preocupadas com a educação das crianças começaram a fazer parte do grupo.
Após três anos de muito trabalho e dedicação, o grupo está cumprindo com a meta de iniciar com educação infantil, com turmas de Jardim e primeiro ano do ensino fundamental. A meta é que o lugar seja inaugurado em janeiro de 2024 e a ideia é que seja uma escola modelo, que fará história em toda a cidade. A instituição vai se chamar Luz do Vale, não terá fins lucrativos e será administrada pelo colegiado, membros da associação e pais.
Em dezembro de 2022 a escola ganhou um terreno de quatro mil metros quadrados, localizado em um ótimo ponto, atrás da Arena Jaraguá. O projeto arquitetônico da escola está pronto em fase de orçamento e o grupo já possui um terço do valor necessário para iniciar a construção, o suficiente para abrir a escola e iniciar as atividades em 2024.
A partir de setembro de 2023 o espaço da escola já será usado para oferecer oficinas gratuitas à comunidade e professores, com foco na disseminação de uma educação respeitosa e que realmente funcione.
De acordo com a estilista e influenciadora digital Ana Vieira, uma das responsáveis pela criação da Associação Waldorf Jaraguá do Sul, a pedagogia Waldorf foi criada há mais de 100 anos e existem escolas espalhadas por todo o mundo. No Brasil, a primeira escola Waldorf foi construída na década de 1950 em São Paulo.
Segundo ela, o método é baseado na observação do comportamento infantil e estudos recentes mostram todos os benefícios em se estudar em uma escola com essa pedagogia. Os grandes empresários do Vale do Silício colocam os filhos em escolas Waldorf’s e os empresários de Jaraguá do Sul acabam indo morar em Florianópolis para colocar seus filhos na Waldorf que existe lá.
“Todas as nossas conquistas como associação, só foram possíveis porque os empresários da região apoiam esse projeto e possuem real interesse nessa escola. É um longo caminho a percorrer, agora estamos na fase de captação de famílias para estudar na Escola Luz do Vale, pois uma escola sem crianças é só mais um espaço vazio”, explica Ana.
Como funciona a Pedagogia Waldorf?
A Pedagogia Waldorf parte de uma visão antropológica, que vê o homem como um conjunto harmônico que abrange três dimensões: físico, anímico e espiritual. Dessa maneira, fundamenta as práticas educativas que desenvolvem o aluno de forma integral, ou seja, associando habilidades corporais, cognitivas e emocionais. A proposta tem objetivo de construir uma base emocional sólida, necessária para o desenvolvimento intelectual. Assim, dá para atender às necessidades atuais e futuras dessa criança.
Tendo como base as fases do desenvolvimento humano (muitos dos aspectos da pedagogia derivam da medicina ayurvédica, medicina milenar aplicada na Índia), na educação infantil o foco é estimular a criatividade por meio do livre brincar, desenvolvendo o pensamento crítico necessário à próxima etapa: o segmento escolar.
Na prática, os professores realizam com as crianças até seis anos atividades como cuidar do jardim, preparar o lanche, guardar os brinquedos, entre outras brincadeiras livres. Além disso, elas têm experiências motoras e sensoriais por meio de materiais naturais, como pedras, conchas, terra, lã e tecidos. “A escola é como uma casa de vó dos anos 80. Com pátio para brincar e contato com a natureza”, resume Ana.
Já no ensino fundamental, a escola segue as diretrizes do Ministério da Educação (MEC), mas com uma forma de ensinar diferente. O conteúdo é o mesmo, mas os alunos aprendem experienciando cada informação. “Dessa forma as crianças e adolescentes se envolvem no aprendizado e conseguem memorizar o conteúdo”, conta.
“Um exemplo é uma aula de matemática em que o professor ensina tabuada, os alunos pulam corda ou passam por uma trilha de obstáculos enquanto aprendem a multiplicar. A criança que aprende se movimentando, grava as informações com o corpo todo, e não apenas com a parte racional do cérebro”, explica a estilista.
A rotina em uma escola Waldorf também é diferente, a cada 45 minutos os alunos são colocados para dar uma volta, beber água, cantar uma música ou recitar um conto. Este simples fato ajuda o cérebro a voltar a ter foco. Já foi provado pela ciência moderna que esses intervalos auxiliam o aprendizado a longo prazo.
Com ênfase no primeiro setênio (jardim de infância), essa filosofia educacional acredita que ancorar o aprendizado na experiência é fundamental. Assim, a criança desenvolve amplamente as habilidades perceptivas e motoras, ganhando destreza, noção de tempo e espaço.
O aluno chega ao ensino fundamental com uma base sólida para alfabetização. Além disso, os princípios favorecem o desenvolvimento emocional e social, trazendo vantagens da Pedagogia Waldorf.
“Formados pelas milhares de escolas espalhadas pelo mundo, temos todos os tipos de profissionais na fase adulta. Desde artistas, até engenheiros, médicos e empresários. O maior foco da pedagogia Waldorf é ensinar a criança a aprender”, ressalta Ana.
Características de uma escola Waldorf
Participação da família
A maioria das escolas Waldorf são organizações sem fins lucrativos, muitas administradas pelos próprios pais. Mesmo quando não se envolvem na criação e administração, a participação da família na educação é essencial para adequar o ensino das crianças à proposta pedagógica, o que acaba gerando uma aproximação benéfica.
Estímulo à criatividade
A metodologia de ensino aprendizagem é baseada no livre brincar, se valendo da imaginação e fantasia infantil. É por isso que usam o lúdico, a contação de histórias e a capacidade de aprender pela imitação, natural dessa idade.
Aulas personalizadas
O método de ensino é individualizado, tendo como base os interesses e talentos de cada aluno. Assim, eles levam atividades para casa sempre que se aproximam de suas capacidades e interesses.
Limitação da tecnologia
Especialmente na educação infantil, o acesso à tecnologia é bastante limitado, permitindo que a criança tenha liberdade para criar e experimentar, em vez de receber conteúdo pronto.
Contato com a natureza
Utilizando a natureza como ambiente para experimentação sensorial, a educação Waldorf desperta a consciência na criança de que todos os seres humanos vivem e desfrutam do meio ambiente, por isso, é imprescindível protegê-lo.
Vínculo com os professores
Para cada etapa educativa, há apenas um tutor. Ou seja, o mesmo professor acompanha a criança por anos, estreitando os vínculos entre mestre e aprendiz. Além disso, os professores participam de cursos de formação continuada e atualização.
Evento
No dia 18 de maio, será feita uma apresentação para as famílias interessadas em uma escola com o método Waldorf. O evento acontece na SCAR, sala 201, às 19h30.
“Nosso foco principal nesse evento é mostrar que existe uma forma de educação que não é nova, e que funciona muito bem no mundo inteiro. E Jaraguá sendo a cidade que é, merece uma escola assim”, resume a organizadora.
Será apresentado o projeto arquitetônico da escola e o evento também terá a participação da professora Katrin, que deu aula em uma escola Waldorf na Alemanha por mais de 20 anos, e agora está de volta ao Brasil. Também terá a participação do Professor Marcelo, coordenador pedagógico da escola Waldorf Anabá de Florianópolis.
“Nós mães da associação estamos em busca de uma educação que não coloque nossos filhos em uma caixa. Eu mesma não me adaptei na escola tradicional, mas precisei seguir até o final da minha formação. Me tornei professora após a faculdade e desde o primeiro dia que pisei em uma sala de aula, quis fazer diferente. Quando resolvi engravidar, já estava há anos buscando uma alternativa melhor para essa criança que chegaria ao mundo. E quanto mais eu estudo sobre a pedagogia Waldorf, mais garra eu tenho para continuar nessa caminhada e trazer esse tipo de educação para cá”, finaliza Ana Vieira.