Se no Brasil a pizza caiu no gosto popular como um prato para se dividir com a família ou os amigos, geralmente de noite, na Itália ela é mais consumida de forma individual, inclusive no almoço, o que pode ser até estranho para turistas brasileiros de primeira viagem.
Essa é apenas uma entre uma série de pontos que diferenciam o prato italiano daquele consumido no Brasil, onde a pizza sofreu algumas alterações para se adaptar ao gosto local. Veja algumas das principais diferenças:
Formato
O formato é uma das diferenças mais marcantes entre as pizzas italianas e as pizzas brasileiras. No Brasil, o prato é mais popular na forma redonda, já na Itália pode variar de acordo com o tipo de pizza.
Por lá, o formato redondo é chamado de tonda ou rotonda, uma pizza de massa fininha e de porção individual, típica de Nápoles, mas encontrada em boa parte da Itália. Também é comum uma versão da pizza redonda chamada portafoglio, cortada em quatro pedaços e embrulhada para ser consumida na rua.
A al taglio é uma pizza romana assada em forma retangular e servida em pedaços quadrados. Ela costuma ser confundida mas não é igual a focaccia, outra delícia italiana. Já a sfincione é assada quadrada e com a massa mais grossa e a alla pala tem formato retangular, alongado e bordas arredondadas, perfeita para dividir em pedaços com mais pessoas, como aperitivo.
O calzone também é outra iguaria típica do país, feito com a massa de pizza fechada como o pastel brasileiro. Na Itália, há versões fritas e assadas, cada uma com um nome diferente dependendo da região.
Tamanho da pizza
O tamanho da pizza italiana costuma chamar muita atenção dos brasileiros, pois as pizzas italianas normalmente são pratos individuais, em um tamanho que equivale à pizza brasileira pequena e normalmente é preparada com apenas um sabor. Na Itália, a massa da pizza é mais fininha e leve, sendo comum pedir uma pizza para consumir sozinho.
Existem versões de pizzas como a alla pala, que serve como aperitivo para se dividir com mais pessoas, combinada com vinhos e outros petiscos. Porém, pizzas grandes ou gigantes, daquelas para dividir com a família e os amigos, como é comum no Brasil, dificilmente serão encontradas na Itália. A delícia é uma invenção de pizzaiolos brasileiros!
Massa
O tipo de massa, combinada com o recheio, faz toda a diferença no sabor de uma boa pizza. A massa da pizza feita na Itália e no Brasil tem várias diferenças, principalmente nos ingredientes e no modo de preparo.
A base para a massa de pizza costuma ser feita com farinha de trigo, água, fermento, sal e azeite, em alguns casos. No Brasil é mais comum encontrar farinhas integrais e dos tipos 2 e 1, já na Itália há mais dois tipos de refinamento, 0 e 00, essenciais para massas leves e com elasticidade, marca registrada das pizzas italianas.
O modo de preparo pode variar entre fermentação curta, média ou longa. Também varia o tempo de forno e a altura da massa, de acordo com o tipo de pizza. No Brasil, a variação depende da receita típica da pizzaria.
Sabores e ingredientes
A pizza faz parte da rotina do brasileiro e existem alguns sabores que são comuns apenas no Brasil. Não importa se você é do time que prefere fazer pizza caseira ou daqueles que gostam de pedir pronta em alguma pizzaria da sua confiança. Alguns sabores de pizza simplesmente prevalecem em relação a outros, agradando a maioria e se tornando cada vez mais tradicionais. Exemplos de sabores que não são comuns na Itália, mas agradam o paladar brasileiro:
Frango com catupiry
A pizza de frango com catupiry é uma receita 100% brasileira que surgiu na década de 1970. Composta por catupiry e frango desfiado, esse sabor de pizza une proteína e muita cremosidade. Atualmente, é um dos sabores mais tradicionais no nosso país.
Simples e saborosa, ela conquistou o paladar dos brasileiros, aparecendo em quarto lugar na lista de pizzas mais pedidas!
Milho
Assim como o queijo, o milho também é uma paixão nacional! Por isso, a pizza de milho é um sabor que agrada a maioria das pessoas.
E seu ingrediente principal, o milho, pode ser acompanhado por catupiry ou muçarela, de acordo com a sua preferência.
Super simples e fácil de fazer, você pode até achar que esse sabor não tem nada demais, mas não se engane: a pizza de milho vai te surpreender. Com certeza este irá se tornar um dos seus sabores de pizza favoritos!
Brigadeiro
A pizza de brigadeiro é a opção mais famosa entre os sabores de pizza doce! Sem grandes novidades, já que o brigadeiro é um doce tipicamente brasileiro e que cai bem em qualquer situação, inclusive na pizza. Composta por chocolate e granulado, é a pedida ideal para finalizar o jantar!
Borda recheada
A borda recheada com queijo ou chocolate é uma invenção brasileira, considerada parte essencial da pizza para muitas pessoas. Já na Itália, a preferência é por bordas simples, tradicionais, com a massa fina e elástica.
Em Jaraguá do Sul também há diversas pizzarias que contam com cardápios caprichados e opções para todos os paladares e gostos. Conheça algumas em setemelhores.com. Independente da escolha de sabor e da preferência pela massa, o prato é um dos preferidos de muitas pessoas. E você, qual o seu estilo e sabor de pizza favorito?