O pão é um dos alimentos mais tradicionais em todo o mundo, e há muito tempo deixou de ser comum apenas em cafés da manhã e lanches, estando presente em quase todas as refeições. Ninguém resiste ao cheiro delicioso de um pão feito em casa saindo do forno.
O cuidado em selecionar os ingredientes, misturar e sovar a massa, levar ao forno e cuidar para que o pão fique na textura certa, além de um ato de amor, pode ser uma atividade deliciosa. Veja algumas opções de pães para preparar em casa ou experimentar nas padarias de Jaraguá do Sul e região:
Pão australiano
Esse pão tem coloração escura, sabor potente, marcante e é levemente adocicado. Diversos restaurantes disponibilizam o pão australiano como acompanhamento ou para recheios que levam carnes assadas e defumadas.
Acredita-se que o pão australiano foi criado por uma rede de restaurantes de alimentação australiana para que fosse utilizado como acompanhamento de sopas. Era chamado de ranchers bread, típico dos ranchos australianos.
No Brasil, o pão australiano foi apresentado há alguns anos para ser harmonizado e acompanhado por carnes e grelhados.
Possui diversas variações de receita, mas comumente leva ingredientes como mel, centeio e açúcar mascavo. Com isso, torna-se um alimento rico em fibras, proteínas e nutrientes necessários para a nossa saúde no dia a dia. Esses ingredientes também garantem seu sabor forte e adocicado e a sua coloração escura tão caraterística.
Pão de queijo
Muito comum na maioria das padarias, o pão de queijo é uma comida típica mineira e que ganhou o coração de todos os brasileiros por conta da massa elástica, saborosa e cheia de queijo.
Embora existam inúmeras formas de preparo, a qualidade de um pãozinho de queijo está no uso de itens frescos e tipicamente rurais, como os ovos caipiras, com gemas bem laranjas que transmitem cor e turbinam o sabor, e o polvilho feito artesanalmente, que possui gruminhos que fazem toda a diferença no resultado.
O pão de queijo é a principal especialidade de muitas padarias e acompanhado de alimentos saudáveis, como frutas, forma uma refeição adequada e saudável.
Croissant
O croissant é um pão de massa em formato de meia-lua, os ingredientes são farinha, açúcar, sal, leite, fermento, manteiga e ovo. Com geleia, chocolate ou recheado com algo salgado, essa delícia ganha o coração de muitas pessoas.
A principal característica do croissant, que também é o segredo do sabor, está na massa. São as dobras que separam uma camada da outra que proporcionam a estética característica do croissant. Também deve ter uma crosta crocante e dourada e as pontas devem ser coladas no meio da massa.
Ao contrário do que muita gente pensa, ele não é de origem francesa, mas sim austríaca, criada em 1683 na capital Viena. Tudo aconteceu quando o império Otomano, considerado um dos mais fortes do mundo, queria expandir seu domínio na Europa, mas o plano de invadir Viena foi descoberto pelos padeiros que ficavam acordados durante a noite produzindo pães.
Para comemorar a vitória contra os inimigos, eles criaram um pão com massa folhada em forma de meia lua. Assim surgiu o croissant, que foi nomeado de Kipfel ou Viennoiserie. Mais tarde, em 1770, a receita foi para a França através da austríaca Maria Antonieta, que se casou com o Rei francês Louis XIV.
Pão de alho
Acredita-se que o pão de alho tenha surgido na Itália, baseado em pratos tradicionais da culinária local.
Originalmente, ele consistia em fatias de pão amanhecido embebidas em azeite ou manteiga, cobertas com lascas de alho e assadas ou grelhadas no forno. Algo muito semelhante às clássicas brusquetas italianas.
Com o tempo, a receita foi sendo incrementada, adicionaram queijo sobre as fatias, ervas e alho na forma de uma saborosa pasta. O sucesso da iguaria foi tanto, que começou a ser recriada em todo o mundo.
Para deixar o prato ainda mais irresistível, cada país fez as adaptações necessárias para atender seu paladar. No Brasil, os sabores são diversos, o que comprova a paixão do brasileiro por recheios criativos.
Se você estiver com vontade de comer um pão saboroso e quentinho, um bolo ou salgado especial, Jaraguá do Sul é o lugar ideal. As padarias do município têm especialidades e opções diferentes, mas todas cumprem o papel de proporcionar produtos de qualidade e sabor incomparável. Conheça algumas para visitar em setemelhores.com.