Na área central de Jaraguá do Sul, a Praça Ângelo Piazera é ponto de encontro de muitas pessoas e conta parte da história do município. A prática de esportes, realização de eventos, festividades, comemorações, shows, solenidades e manifestações culturais mostram a importância do espaço.
Inicialmente o local se chamava Praça da Bandeira, mas foi novamente batizado em 1959, para homenagear o Sr. Ângelo Piazera, que doou as terras para a construção do prédio da administração municipal, a Antiga Prefeitura.
Além do Marco Zero, a praça possui outros elementos históricos, como a Herma do Coronel Emílio Carlos Jourdan, erguida em 1941, e a Efígie de Ângelo Piazera, esculpida em um bloco de mármore e instalada em 2004. Também possui o Totem, um antigo cilindro sem eixo que exercia sua função na secagem de grãos de arroz e é o marco simbólico do Museu.
Na praça continuam preservados quatro postes originais da década de 1940. Além disso, o local também é palco da instalação do Schützenbaum – Árvore dos Atiradores – no período em que acontece anualmente a Schützenfest. É um tronco enfeitado e simboliza a intenção que a festa seja realizada com alegria e motivada pela confraternização entre os participantes.
No momento, a praça passa por uma etapa de obras de requalificação. A equipe da empresa Paleta Engenharia e Construções Ltda, responsável pelo serviço, colocou tapumes no local e isolou a área.
O projeto da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, compreende 5,2 mil metros quadrados de intervenção paisagística e outros 640 metros quadrados de reforma e ampliação em alvenaria. O investimento total da obra de requalificação da praça será de R$ 9,2 milhões.
A secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Lúcia Petry, lembra que a conclusão de toda a obra está prevista para acontecer até abril ou maio deste ano. O objetivo é valorizar os monumentos e preservar a simetria do paisagismo original.
Quais serão as mudanças na praça histórica?
– Acesso demarcado ao Marco Zero, restauração da Rosa dos Ventos e modernização dos totens de identificação dos símbolos nos pontos cardeais.
– Acesso e paisagismo de destaque para a efígie de Ângelo Piazera sobre bloco de mármore.
– Gazebo em substituição ao antigo chafariz.
– Museu Emílio da Silva com rampas e escada nova no acesso principal.
– Os letreiros com os dizeres “Eu Amo Jaraguá do Sul” se tornam monumentos, reforçam a identidade entre moradores, turistas e o local.
– Nivelamento do acesso de veículos para garantir acessibilidade aos pedestres.
– Vagas exclusivas para funcionários de carga e descarga.
– Totens de fornecimento de água e energia para ocupação de food trucks.
Onde encontrar:
A Praça Ângelo Piazera fica na Marechal Deodoro da Fonseca, 247, no centro de Jaraguá do Sul.