O Grupo de Jazz da Sociedade Cultura Artística (Scar) conquistou três prêmios no Festival Internacional Tanzolymp, em Berlim, na Alemanha. Os bailarinos chegaram à capital alemã na semana passada, onde participaram da mostra competitiva do festival com sete coreografias.
A equipe trouxe para Jaraguá do Sul o prêmio de segundo lugar, na categoria Solo Dança Moderna Adulto com a coreografia Fatos sobre mim, com o bailarino Cassius Venera, que também foi destaque quando tinha 15 anos, em 2019, no Festival de Dança de Joinville.
Cassius começou a dançar aos oito anos de idade, no projeto Mais Dança da Scar, na modalidade Danças Urbanas. Depois de quatro anos no projeto, identificado como um talento em potencial, ganhou uma bolsa para jazz e ballet na Escola de Dança.
Também trouxeram o terceiro lugar na categoria Dança Moderna Adulto com a coreografia 1945 e Amores Líquidos, além de mais um terceiro lugar na categoria Jazz Juvenil com as coreografias Embaralha-me e Sonhos de uma Noite de Verão.
Além da premiação, algumas coreografias foram convidadas para se apresentar na Noite de Gala de encerramento do festival, uma honra reservada para poucos. O grupo recebeu o convite para se apresentar com duas coreografias do professor e coreógrafo Edson Nascimento: “Embaralha-me”: conjunto jazz juvenil (17 bailarinos) e “Fatos sobre mim”: solo dança moderna adulto com o bailarino Cassius Venera.
O Festival Internacional Tanzolymp aconteceu em Berlim do dia 17 ao dia 20 de fevereiro. O Grupo de Jazz da SCAR representou o Brasil com dois solos na categoria de Dança Moderna Adulto, um dueto na categoria de Dança Moderna Adulto, dois conjuntos na categoria de Jazz/Pop/Folk Juvenil e dois conjuntos na categoria Dança Moderna Adulto.
O Tanzolymp é um dos festivais internacionais mais expressivos do mundo e é significativo para jovens bailarinos. O principal objetivo da competição é apoiar e popularizar a arte da dança em todo o mundo, desenvolver o gosto artístico e estético e promover jovens talentos.
É uma grande oportunidade para os participantes jaraguaenses, que puderam conhecer jovens de todo o mundo. Além de ser uma viagem internacional, também promoveu o conhecimento de diferentes formas de dança e estilos artísticos e aumentou a bagagem dos dançarinos.
Sobre o grupo
O grupo iniciou as atividades em 2014, por uma iniciativa do professor e coreógrafo Edson Nascimento, que começou a atuar na Escola de Dança da Scar. O grupo conta com bailarinos que estão no mundo da dança há mais de 10 anos, muitos passaram pela transição do infantil ao juvenil e consecutivamente para o adulto.
O início teve poucos bailarinos, mas a mudança ao longo do tempo foi gigante, com a chegada de novos integrantes e evolução dos que continuaram, assim o Jazz começou a conquistar o seu espaço.
A equipe ensaia todas às terças e quintas das 18h30 às 21h30, na Scar. O Instagram é @grupojazz_scar e lá você pode saber mais sobre as apresentações e trajetória do grupo.
Sobre a Scar
Fundada em 8 de junho de 1956, há 67 anos a Sociedade Cultura Artística (Scar) cumpre a função social de estimular a cultura regional, atuando na área da formação artística nas áreas das artes plásticas, dança, música e teatro, na produção e promoção cultural e na qualificação de plateias.
Está inserida na comunidade por meio de iniciativas como os projetos Escola Vai ao Teatro, Música Para Todos, Festival de Formas Animadas; da Escola de Dança e dos núcleos de produção cultural de teatro (Colher de Pau e GpoEx) e de música (Banda, Orquestra Filarmônica, Coral, Orquestra de Cordas, Camerata e Grupo de Câmara, Orquestra Jovem da Scar) e em parcerias (Feira do Livro e Festival Internacional de Música de Santa Catarina – Femusc). Para saber mais, basta acessar: http://www.scar.art.br.