A atleta olímpica Simone Ponte Ferraz, participa de 28 de fevereiro a 31 de março, em Paipa, na Colômbia, do Camping Internacional de Treinamento em Altitude. Ela retorna ao Brasil para a Copa Brasil de Fundo e Meio-Fundo, que ocorre em Bragança Paulista (SP), de 1° a 2 de abril.
Trata-se do início da preparação para a temporada 2023 tendo como foco três importantes competições: o Campeonato Sul-Americano, em São Paulo (SP), de 28 a 30 de julho; o Mundial de Atletismo, de 19 a 27 de agosto, em Budapeste, na Hungria; e os Jogos Pan-Americanos, em Santiago, no Chile, de 20 de outubro a 5 de novembro.
De acordo com Simone, que segue pela terceira vez para o camping, o treinamento em altitude melhora a performance nas provas de resistência. Outra estratégia é fugir do calor nesta época do ano em Jaraguá do Sul. “Em 2022 estive no camping e apresentei resultados importantes”, avalia.
Em março, conquistou, em Serra, no Espírito Santo, a Copa Brasil de Cross Country. Em abril, a atleta jaraguaense conquistou medalha de bronze no Torneio Internacional Loterias da Caixa. A competição aconteceu na pista do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, na Vila Clementino, em São Paulo. Em maio, foi vice-campeão do Grande Prêmio Internacional Loterias Caixa de Atletismo. O evento, válido pela série bronze do World Athletics Continental Tour-2022, também ocorreu na Vila Clementino, em São Paulo.
Em junho, a atleta encerrou uma série de compromissos pela Europa. No dia 27 de maio, em Poznan, na Polônia, conquistou a quinta colocação no Meeting de Atletismo. Em prova na cidade de Rehlingen, na Alemanha, terminou na quinta posição a prova dos 3.000 metros com obstáculos, com o tempo de 9’54”71. A campeã foi Chiara Scherrer, da Suíça, com a marca de 9’28”68, seguida por Michelle Finn, da Irlanda (9’46”93), e Stella Radford, da Austrália (9’47”40).
Ainda no primeiro semestre de 2022, Simone conquistou o título de bicampeã brasileira dos 5.000 metros rasos, no Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro. Trouxe ouro para Santa Catarina com a marca de 16’02”34.
Em novembro, durante os 61º Jogos Abertos de Santa Catarina, foi mais um vez recordista dos 3.000 metros com obstáculos, conquistando seu oitavo ouro nesta prova, além de campeã nos 1500 metros rasos e nos 5.000 metros rasos, prova em que também detém o recorde, estabelecido em 2021, com a marca de 16:32’87”.