Jaraguá do Sul e região tem várias opções típicas apetitosas para saborear. É possível encontrar desde sabores simples com toques caseiros até outros mais requintados e com técnicas incríveis. Confira alguns pratos muito comuns na região que prometem conquistar o seu paladar:
Batata recheada
Não é de hoje que a batata é um ingrediente que combina com muitos outros e que dela surgem muitas receitas maravilhosas. Um prato que é muito querido na Alemanha e na região é a batata recheada, que possui muitas variações e os amantes dele têm à disposição inúmeras combinações. Ele fica evidenciado, principalmente, quando ocorrem as festas típicas no mês de outubro, mas muitos restaurantes servem durante todo o ano. A receita tradicional costuma ser feita com bacon, calabresa defumada, creme de queijo e batata palha, uma verdadeira explosão de sabores, mas também tem versões para quem quer inovar, inclusive com ingredientes vegetarianos.
Marreco recheado
Outro prato muito representativo da culinária alemã e presente em muitos restaurantes é o marreco recheado. O recheio pode ser preenchido com moela, fígado, bacon e temperos. Depois disso, ele é cozido até que a carne fique macia e a pele dourada. Apesar de ter como base os miúdos, o recheio fica com um sabor suave, capaz de agradar até quem não é tão afeito a este tipo de comida. Normalmente, acompanha repolho roxo, batatas e purê de maçã.
Pretzel
O pão macio é encontrado nas versões doces e salgadas com um formato clássico que lembra braços cruzados. Quando bem preparado, é uma verdadeira explosão de texturas e sabores. Sempre quentinho, é assado no forno e depois mergulhado na cobertura escolhida. A origem dessa delícia, que ganhou o coração de jaraguaenses e pessoas da região ao longo dos anos, é do Sul da Alemanha. Não se sabe ao certo como o alimento foi criado mas uma das teorias mais aceitas é que tem origem religiosa, feitos por monges como forma de recompensa para as crianças que memorizavam com exatidão orações e passagens bíblicas. Os monges teriam moldado pedaços de massa de modo que as tiras representassem braços dobrados em oração.
Spaetzle
O spätzle é uma receita vinda do sul da Alemanha que também é muito apreciada na Áustria Ocidental. Este prato é facilmente encontrado nas festas alemãs, mas também é servido em alguns restaurantes durante todas as épocas do ano. A diferença entre esta versão e as massas italianas é sua “independência”, uma vez que não depende do molho para complementar seu sabor. A massa é soltinha, macia e com o sabor “salgadinho” esperado desta receita.
Como acompanhamento, uma boa escolha são as carnes de preparo alemão. Os temperos mais intensos combinam com a suavidade do spätzle, formando uma incrível experiência gastronômica.
Joelho de porco (Eisbein)
Outra opção deliciosa e comum na região! O nome do prato é resultado da junção das palavras gelo (Eis) e perna (Bein). Há diversas explicações e histórias para este nome. Uma delas é o tamanho da capa de gordura que envolve a carne, lembrando uma camada de neve. Outra explicação é a de que, antigamente, caçadores não possuíam calçados adequados e, por isso, amarravam o osso do joelho do porco na planta dos pés para andar na neve e evitar congelá-los.O preparo da iguaria varia bastante. Além de cozido, o joelho de porco também pode ser grelhado ou assado, o que deixa o prato mais dourado e com uma camada ainda mais crocante. Para acompanhar, chucrute, purê de ervilhas ou batatas.
Hackpeter
O prato típico alemão é uma marca registrada da região e combina muito com um happy hour com a família ou amigos. É feito à base de carne crua, temperos e condimentos. Ele pode ser servido com pão e uma boa cerveja artesanal. Originalmente, o hackepeter é preparado com carne de porco, mas no Brasil a receita é feita com carne bovina, geralmente moída. O ideal é cortar todos os ingredientes e distribuí-los em um prato redondo, em volta da carne. Depois, todos os alimentos devem ser misturados de forma que a receita fique bem homogênea.
Salsichas alemãs
Seja assada, crua ou cozida, feita de carne ou miúdos, a região é famosa pela grande variedade de salsichas e linguiças. Entre as mais famosas estão a Weisswurst (salsicha branca) e a Mettwurst (linguiça vermelha, tipo Blumenau), que podem ser encontradas nos cardápios de diversos restaurantes.
Strudel
Um doce que cai muito bem quando combinado com pratos salgados! O strudel é normalmente feito com maçã, canela e nozes. Embora muitas pessoas acreditem que o prato veio da Alemanha, na verdade a origem se deu nos países asiáticos, mais especificamente no Oriente Médio.Logo em seguida, foi aperfeiçoado pelos povos do império austro-húngaro, que popularizaram essa sobremesa. Também é muito popular na Alemanha, principalmente em sua versão recheada com maçã e polvilhada com canela e açúcar. O nome vem do alemão antigo e significa redemoinho, pois a massa folhada é preparada a partir de uma massa elástica que é esticada até ficar na espessura desejada.
Reunir pessoas especiais para degustar um prato saboroso e bem preparado é uma ótima forma de criar memórias inesquecíveis. Jaraguá do Sul tem vários restaurantes para almoçar ou jantar, com as mais diversas especialidades e verdadeiros banquetes para todos os gostos. Tem lugares especializados em frutos do mar, carnes, culinária oriental, italiana, caseira e várias outras opções. Conheça alguns em setemelhores.com.