Na manhã desta quarta-feira (15), equipes do Programa Resgate de Fauna da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) foi acionada para resgatar uma lontra no bairro Rio Molha. “Infelizmente o animal morreu logo quando chegamos no local. Tratava-se de um macho adulto, grande”, lamenta o biólogo Christian Raboch que atendeu a ocorrência.
A lontra é da família dos mustelídeos, a mesma de animais como furão e irara. “É um animal raro de se ver aqui na cidade e normalmente ocorre em áreas onde tem riachos e rios”, completa Raboch. O biólogo também aproveitou para, mais uma vez, alertar os motoristas quando forem dirigir em lugares onde tem florestas. “Jaraguá do Sul tem praticamente 40% do seu território com cobertura vegetal, com uma rica biodiversidade de fauna e flora. Por isso, é necessário respeitar os limites de velocidade e as sinalizações que indicam ponto de travessia de animais silvestres.”
Dados nacionais – Recentes estatísticas de órgãos como Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) e Ministério de Meio Ambiente do Governo Federal indicam que no Brasil morrem, anualmente, mais de 400 milhões de animais silvestres nas rodovias do país.
Informações: Prefeitura de Jaraguá do Sul
Edição: Por Acaso