Equipes de voluntários dos clubes de mães do Município trabalham noite e dia para deixar tudo pronto para abertura da 5ª edição da Osterpark – a Festa de Páscoa de Jaraguá do Sul – que acontece de 4 de março a 2 de abril deste ano no Parque Municipal de Eventos. Em 2020, a festa que já acontecia naquele espaço quando precisou ser encerrada antecipadamente em seu quarto dia de realização devido ao início da quarentena da pandemia de covid-19.
Além da famosa e tradicional Osterbaum – a colorida árvore da Páscoa – a festividade terá como atrativos este ano cerca de 150 coelhos que irão compor a decoração da festa. “A gente já está fazendo uma remessa de 90 unidades iniciais para colocar na Vila do Coelho e espalhados ao redor do pátio aqui da festa. Pretendemos enfeitar a fachada do pavilhão com um coelho maior, mas ainda estamos aguardando uma questão do patrocínio para verificar se será possível fazer esta alegoria”, disse uma das coordenadoras da Osterpark, Waltraud Schützen Vieira, a Traud. Já para a Osterbaum deste ano já foram garantidos 12 mil ovos. “Nosso projeto, no entanto, prevê que nossa árvore pascal nesse ano tenha em torno de 20 mil”, adiantou Traud.
A coordenadora da Osterpark avisa que inicialmente um grupo de voluntários está trabalhando no horário entre 17h30 e 20 horas no Pavilhão A do Parque de Eventos na preparação da festa. “Em 2020 este número foi de 38 pessoas, mas acredito possa aumentar até o início da Osterpark”. Traud acrescenta que caso mais pessoas queiram nos ajudar com este trabalho de preparação da festa ou até com doações de materiais para a decoração, por exemplo, basta entrar em contato com ela mesma pelo celular (47) 99178-5007.
Histórico – A Osterpark de Jaraguá do Sul foi criada pela Associação do Clubes de Mães com apoio da Prefeitura e tem como intenção apoiar, valorizar e preservar as tradições culturais trazidas pelos imigrantes alemães, resgatando o modo de vida, hábitos e costumes dos colonizadores europeus.
A iniciativa visa também celebrar a cultura, valorizando o passado, ao mesmo tempo em que apresenta novas técnicas e formas de expressão das artes. Também tem a intenção de promover ações para valorizar os artesãos locais, incentivar a geração de emprego e renda, as atividades criativas e fomentar o microempreendedorismo e o empreendedorismo individual.