Janeiro é considerado, desde 2014, o mês de prevenção da Saúde Mental, intitulado Janeiro Branco. O objetivo do movimento é conscientizar a sociedade sobre as necessidades da Saúde Mental. Em alusão ao tema, agentes da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Jaraguá do Sul participarão, no próximo sábado (21), da “Caminhada Janeiro Branco”. A iniciativa é do Programa Jaraguá Mais Saudável.
A concentração ocorrerá no canteiro do Jaraguá Mais Saudável, localizado no Calçadão da Marechal, em frente à Beber Calçados, com saída marcada para às 9h. O trajeto seguirá pela Marechal até a esquina da Cacau Show, prosseguindo pela Reinoldo Rau e terminando em frente ao Museu Emílio da Silva.
A diretora de Saúde, Amanda Lemos Mello, convida todos os munícipes a participarem da ação, utilizando camiseta branca e tênis. Após a caminhada, profissionais de Saúde Mental da Secretaria de Saúde informarão os presentes sobre questões relacionadas à temática. Em caso de chuva, o evento será transferido para outra data.
Janeiro Branco
O mês de conscientização da Saúde Mental foi escolhido para ser janeiro por ser o primeiro mês do ano, que promove expectativas, desejos, metas e planos para a vida. Por isso, durante este mês, se busca conscientizar as pessoas sobre a importância de manter a Saúde Mental em dia e rever comportamentos e atitudes que podem ser nocivos ao bem-estar geral. Já a cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar folhas ou telas em branco, projetando mudanças. Em 2023, o tema da campanha é “A Vida Pede Equilíbrio”.
São inúmeros os transtornos relacionados a um desequilíbrio na Saúde Mental, a depender do nível de intensidade, como depressão, ansiedade, entre outros. “Os sintomas depressivos e as outras cargas de Saúde Mental estão em ascensão, cada vez mais. A atenção às políticas públicas, a capacitação profissional para os atendimentos e prevenção dos agravos à saúde são necessárias para contribuir na melhor qualidade de vida da população”, ressalta a gerente da Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Sofia Wolker Manta.
Os agravos à Saúde Mental têm tratamentos e podem ser acompanhados por uma equipe multiprofissional pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, o Município, em 2022, realizou mais de 30.000 atendimentos nos serviços especializados, os Centros de Atenção Psicossociais (CAPS).
Os CAPS atendem pessoas que apresentam sintomas graves e persistentes de Saúde Mental, inclusive por decorrência do uso abusivo de álcool e outras drogas. Esses serviços ainda contam com a articulação da Rede de Saúde como as Unidades Básicas de Saúde, os hospitais e os serviços dos setores de Assistência Social do Município para o cuidado integral dos usuários.
A população pode buscar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde e nos CAPS para diagnóstico e tratamento da Saúde Mental. Saiba mais sobre os serviços no site: https://www.jaraguadosul.sc.gov.br/servicos-da-saude.php
Informações: Prefeitura de Jaraguá do Sul