Pratos leves e refrescantes são a melhor opção para o verão! A estação mais quente do ano pede refeições que não pesem tanto no estômago, como receitas de saladas tropicais, salpicão de frango ou um saboroso sanduíche natural. É essencial dar preferência para pratos mais leves e frescos, já que as comidas mais pesadas não caem muito bem quando está um calor excessivo e os riscos de intoxicação alimentar são maiores nessa época. Veja algumas opções para o verão:
Salpicão de frango
O salpicão é um prato delicioso, leve, clássico do verão e é muito simples, feito com peito de frango cozido e desfiado e outros itens, como cenoura ralada, maçã picada, milho, ervilhas, uva passa e claro, o molho, que varia de lugar para lugar, mas pode ser feito com iogurte natural, azeite, sal e um toque de limão, para quem gosta. Basta misturar todos os ingredientes muito bem, formar uma mistura homogênea, reservar na geladeira por cerca de uma hora e pronto. Há quem prefira comer somente o salpicão, mas uma salada leve de folhas e um arroz ficam ótimos como acompanhamento!
Salada tropical
As saladas sempre são lembradas no verão, afinal, elas são leves, saudáveis, refrescantes e podem ser muito saborosas. A salada tropical se destaca como um dos melhores pratos para comer tanto nos almoços quanto nos jantares em dias quentes. O prato pode ter alimentos variados como frutas (manga, carambola, abacaxi e morango), verduras, legumes e outros ingredientes como oleaginosas, molhos e até carnes, que podem deixar o prato muito mais incrementado e apetitoso. Além disso, ela é também ideal para quem está de dieta e tem como objetivo perder peso sem deixar de se deliciar nas refeições do dia a dia. Saladas simples e fáceis, mas podem ter um sabor delicioso quando são temperadas do jeito certo.
Salada de atum
Essa é a opção de salada é ideal para quem não dispensa um prato com uma fonte de proteína! A salada de atum começa com uma mistura de dois ingredientes principais: atum e maionese. O atum usado geralmente é pré-cozido, enlatado e embalado em água ou óleo, é um prato saudável, fácil e muito saboroso, além de ser uma opção leve para acompanhar um almoço ou jantar. Esse peixe é um ingrediente bastante nutritivo e rende deliciosas combinações para você comer sozinho ou saborear com toda a família.
Ceviche
O Ceviche foi declarado como parte do patrimônio nacional do Peru, mas atualmente você pode encontrar em muitas versões pelo mundo, inclusive em terras brasileiras e até em Jaraguá do Sul! Consiste basicamente em peixe cru e crustáceos mergulhados em suco cítrico, principalmente suco de limão. Pargo, robalo, linguado e tilápia são os mais comuns para fazer ceviche, além de camarão, lulas e polvos. Pode ser comido como um prato de entrada ou prato principal, dependendo do que é servido. Para o calor, um ceviche geladinho é uma ótima pedida!
Quibe cru
O quibe cru é um verdadeiro prato árabe, que é um combinado de carne moída de boa qualidade com triguilho e alguns temperos, como pimenta e hortelã. No seu preparo mais comum, consiste de uma massa de carne moída e trigo tabule, recheada originalmente com carne de carneiro e ervas. O formato, o tamanho e os ingredientes variam muito nos diferentes tipos de quibes. No Iraque, por exemplo, existe um tipo de quibe onde a massa é feita no entanto de arroz, chamado de kubbat halab. No Brasil, é encontrado em muitos restaurantes e amado por muita gente.
Sanduiche natural
Os sanduíches naturais são uma opção de alimentação muito versátil, já que podem ser consumidos em um lanche ou até mesmo no almoço, ou jantar. Dependendo dos ingredientes escolhidos, você pode ter uma refeição preparada em poucos minutos.O sanduíche natural é repleto de nutrientes, rico em vitaminas, sais minerais, proteínas e carboidratos de qualidade. Ele é livre de conservantes, gordura de má qualidade e excesso de açúcar. Seus vegetais possuem antioxidantes que combatem doenças e contribuem para a melhora da circulação. Além disso, os vegetais equilibram a insulina no sangue, sendo uma boa opção para quem tem diabetes. Os nutrientes ajudam também na estética, para obter uma pele mais macia e cabelos fortes e sedosos.
Poke
O poke é servido em uma tigela pequena e funda recheada com frutas frescas, vegetais, uma porção de peixe e uma opção de carboidratos, ideal para quem procura algo leve para saborear em dias quentes de verão! Ele foi criado no Havaí justamente como uma alternativa para os dias quentes. O nome poke é uma palavra havaiana, que tem como significado o ato de cortar ou fatiar. Os pratos são recheados de ingredientes bem cortadinhos e fatiados, fáceis e rápidos para consumir. Por contar com uma grande influência da gastronomia de diversos lugares do mundo – em especial a japonesa – é possível perceber que o Poke conta com vários ingredientes de receitas tradicionais de outros países.
Em qualquer estação do ano, reunir pessoas especiais para degustar um prato saboroso e bem preparado é uma ótima forma de criar memórias inesquecíveis. Jaraguá do Sul tem vários restaurantes para almoçar ou jantar, com as mais diversas especialidades e verdadeiros banquetes para todos os gostos. Tem lugares especializados em frutos do mar, carnes, culinária oriental, italiana, caseira e várias outras opções.
Conheça alguns em setemelhores.com.