O projeto “Papo com Influencer” traz entrevistas exclusivas com pessoas de Jaraguá do Sul e região que produzem conteúdo na internet para os mais diferentes nichos e são capazes de influenciar e transmitir realidade aos seguidores. Você tem curiosidade em saber como é a rotina de um influenciador digital? O Por Acaso vai te contar tudo!
Recentemente, surgiu na internet brasileira uma nova geração de influencers: mulheres que escolheram desconstruir o mundo “perfeito” do Instagram para mostrar a realidade por trás das redes sociais. Unindo autocuidado interno com conteúdos que ajudam a melhorar a autoestima, como maquiagem e moda, essas produtoras de conteúdo ajudam incontáveis pessoas a enxergarem o melhor de si mesmas todos os dias.
É o caso de Tati Belo, influenciadora digital de 30 anos que publica posts relacionados a maquiagem, moda, lifestyle e dia a dia para mais de 5,9 mil seguidores. Em seu Instagram, @tatibelos, ela compartilha fotos e vídeos e mostra a sua rotina diária. O trabalho da criadora é reconhecido por diferentes marcas da região e até marcas conhecidas nacionalmente, que já a procuraram para parcerias.
A maquiagem sempre esteve presente na vida de Tati, pois ela é de uma família de cabeleireiros. Natural de São Paulo, é neta de uma dona de salão de beleza, filha de manicure e desde pequena cresceu neste meio.
Hoje com 30 anos e em um mundo muito diferente, ela acredita que ter crescido vendo a avó fazer cabelos e maquiagens fez com que criasse amor pelo autocuidado e se encontrasse nessa área. Nas redes sociais, publica conteúdos sobre o universo feminino, sempre incentivando cada mulher que a acompanha a se amar e encontrar a verdadeira beleza externa e principalmente interna.
Abaixo, ela compartilha com o Por Acaso um pouco de sua rotina como influenciadora:
Como você teve a ideia de começar a produzir conteúdos para redes sociais? Como tudo começou?
Tati: Na verdade eu sempre fui maquiadora, comecei a acompanhar mais essa área por canais do Youtube. Sempre fiz automaquiagem e maquiava as pessoas da minha família, amigos… Uma das minhas melhores amigas já estava trabalhando com internet, conversou comigo e disse que era algo que tinha o meu perfil e que eu deveria começar a postar isso para poder compartilhar a automaquiagem, trazer para os seguidores tudo o que eu aprendi no Youtube, e esse foi um dos motivos que me fez começar em 2019.
Como você equilibra a sua rotina com a produção de conteúdo? Como é um dia típico da sua rotina?
Tati: Quando eu iniciei com as redes sociais eu ainda trabalhava como CLT, então possuía uma rotina em horário comercial e gerava conteúdo no fim de semana, programando os posts para entregar durante a semana. Nos stories eu aparecia um pouco menos do que hoje em dia, porque eu ainda tinha a minha rotina de trabalho na empresa, mas com o tempo isso foi mudando, principalmente a partir do momento que comecei a fazer algumas mentorias para mudar a minha imagem com a maquiagem.
Assim que eu comecei a fazer as mentorias e encaixar toda minha rotina e redes sociais, os meus conteúdos começaram a ter entrega e o meu público principal estava sendo as mulheres. Por conta disso, estava tudo sendo muito leve e rápido, era algo que eu realmente gostava e gosto.
Hoje em dia não tenho mais tanto foco na maquiagem e sim no autocuidado, nas rotinas, no dia a dia e gosto muito de postar sobre moda, mas na época eu não postava tanto sobre esses conteúdos, então se tornava um pouco mais fácil porque eu fazia a maquiagem e tinha já em mente o que postar. Neste último ano eu não estava mais no CLT, então a minha rotina era acordar, gravar conteúdos, editar e postar mais ou menos três vídeos de reels na semana, além de conteúdos que eu fazia no Canva.
Qual o seu foco na hora de produzir conteúdos para redes sociais? Quem você busca atingir?
Tati: Na mentoria eu aprendi que o meu ramo da maquiagem envolvia tudo o que nós mulheres estamos acostumadas no dia a dia, ou seja, produção, escolha de looks… E comecei a encaixar tudo isso que aprendi no meu Instagram, comecei a migrar um pouco o foco de somente maquiagem e foi quando busquei atingir todo o público do universo feminino, seja com autocuidado, maquiagem ou moda.
Você costuma receber propostas de marcas para divulgar produtos no seu Instagram?
Tati: Sim, já recebi propostas de marcas e trabalho com elas até hoje, como a Principia, que é uma marca de cosméticos, a Bottero, de sapatos, além das lojas de Jaraguá do Sul e região que tive alguns contratos que já foram encerrados e um fixo. E também trabalhei com eventos e shows, como o Warren Stannis Festival, em que fiz publicidade e pude assistir aos shows.
Qual foi o momento mais marcante da sua vida como influencer até o momento?
Tati: Meu momento mais marcante foi também no WSF, em que fui no show do Vitor Kley, foi muito importante para mim porque além de ser um evento muito grande na região, também fiquei muito feliz com o reconhecimento deles, por gostarem do meu conteúdo, da forma que me comporto e falo. Isso me mostrou que eu estava me comunicando do jeito certo nas redes sociais e que isso estava trazendo às empresas uma visão de quem realmente eu sou.
Você publica muitos conteúdos sobre rotina, moda, maquiagem e lifestyle. O que você procura transmitir para o seu público em cada post?
Tati: O que eu procuro transmitir para o meu público é que o autocuidado não se trata só de fazer uma maquiagem, e sim de estar bem no exterior e também internamente. Eu gosto de compartilhar que a gente não precisa acordar todos os dias bem, mas a partir do momento que você faz algo que gosta, isso vai fazer com que você se sinta bem consigo mesma. Então eu passo isso para o público porque isso é o que acontece comigo, se eu vestir a minha melhor roupa, me produzir e estiver bem comigo mesma, o meu dia vai ficar muito melhor. Gosto de falar do meu dia a dia para trazer a minha realidade para as pessoas e fazer o meu público entender que tudo o que eu vivo é real.
Eu sempre enfatizo nos meus posts o autocuidado, o amor próprio e o autoconhecimento. Quando a gente faz o que ama e procura estar bem com a gente mesmo interno e externamente, fazemos bem para nós mesmos e isso é o que busco transmitir para todas as pessoas que acompanham meu conteúdo.
Por fim: o que você tem para falar para quem está começando agora e que quer seguir essa carreira? O que você aconselharia?
Tati: Um conselho para todos que estão começando, possuem uma meta e sonhos: não desista! Não é fácil, mas cada dia, sempre que você encontrar alguma dificuldade, fale com as pessoas certas, procure sempre estar estudando, conhecendo, vendo como está o mercado, se for necessário fazer algum curso ou mentoria para abrir a mente, faça. Tudo isso vai te fazer enxergar mais as redes sociais, te fazer entender o algoritmo que diariamente muda e você tem que acompanhar o mercado, mas não desista. E claro, comece com o que você tem, não precisa ter o melhor, mas tudo o que você for fazer, faça com amor.
Parece até clichê falar isso, mas todo mundo ou uma boa parte das pessoas que começaram a trabalhar com redes sociais sempre querem ter o melhor para poder postar, tem medo de não dar certo, mas é importante começar com o que você tem, faça com muito amor, tenha dedicação, porque estar nas redes sociais exige muita dedicação e assim com certeza tudo vai fluir e dar certo.