O momento de happy hour é realmente uma “hora feliz” e geralmente dura bem mais do que uma hora! Muitos bares e restaurantes estão sempre inovando e oferecendo boas opções para quem gosta de confraternizações no fim do dia, principalmente para encerrar o ano com a família ou amigos. Bebida gelada, pratos saborosos e muita diversão são marcas registradas de um bom happy hour. Veja algumas opções para pedir:
Taco mexicano
O taco é uma comida típica do México, popular também nos Estados Unidos, feita com massa fina de milho frita chamada de tortilla, que é moldada no formato de uma concha para receber um recheio. O prato é uma opção diferente para experimentar em um happy hour e se sentir em uma verdadeira aventura gastronômica.
A maior parte dos recheios costumam ser bem tradicionais:carne moída, linguiça, carne assada, árabe, churrasco, frango, feijão com queijo, cogumelos e mariscos. Tudo sempre temperado com limão, cebola, molhos picantes e coentro.
Diz a lenda que foi o Montezuma, um líder asteca do século 16, quem inventou o taco. O quinto imperador asteca, que viveu entre 1398 e 1469 d.C, gostava de usar tortillas de milho redondas e feitas em pedras quentes como colher. O segundo relato fala sobre a forma como os trabalhadores do campo levavam sua comida para comer ao meio-dia, também enrolada em uma dessas tortillas.
Tábua de frios
A tábua de frios pode ter inúmeras versões, sendo elas com queijos, frutas, embutidos, geleias e até pães torrados, sempre ingredientes que harmonizam entre si e formam uma deliciosa combinação gastronômica. A opção pode ser servida em qualquer ocasião, desde a encontros com amigos e familiares até em momentos a dois, ou como aperitivo para degustar sozinho depois de um longo dia, sendo assim, é perfeito também para momentos de happy hour.
Bastam alguns queijinhos, embutidos e sementes. Porém, se o objetivo for preparar algo mais elaborado, as frutas podem entrar na lista de preparo, somando a geleias, torradinhas de pão e alguns biscoitos de sal.
Hackepeter
O prato típico alemão é uma marca registrada da região e combina muito com um happy hour com a família ou amigos. É feito à base de carne crua, temperos e condimentos. Ele pode ser servido com pão e uma boa cerveja artesanal. Originalmente, o hackepeter é preparado com carne de porco, mas no Brasil a receita é feita com carne bovina, geralmente moída.
O ideal é cortar todos os ingredientes e distribuí-los em um prato redondo, em volta da carne. Depois, todos os alimentos devem ser misturados de forma que a receita fique bem homogênea.
Poke
À primeira vista, o Poke pode parecer um prato da culinária oriental (por conta de sua apresentação, ingredientes e modo de consumo) mas ele foi criado no Havaí como uma alternativa para os dias quentes. Ele é um prato fresco, bem geladinho, leve e cheio de sabores e cores, perfeito para consumir em um happy hour.
O nome Poke é uma palavra havaiana, que significa cortar ou fatiar. Os pratos de Poke, portanto, são recheados de ingredientes bem cortadinhos e fatiados, fáceis e rápidos para consumir.
Por contar com uma grande influência da gastronomia de diversos lugares do mundo – em especial a japonesa – é possível perceber que o Poke conta com vários ingredientes de receitas tradicionais de outros países.
A receita básica de uma tigela de Poke é preparada com uma porção de peixe em cubos (preferencialmente cru ou marinado), vegetais fatiados (como cebola, pepino e algas marinhas), arroz japonês, frutas (como abacate ou manga e para completar algum tipo de molho, seja de limão, shoyu, wasabi ou tarê.
Pizza
Vale a pena investir no clássico! Uma pizza saborosa e quentinha é a opção perfeita para quem quer aproveitar bons momentos gastronômicos em um happy hour com família e amigos.
A gastronomia é uma experiência completa, por isso, um atendimento diferenciado faz toda a diferença na hora de escolher em qual pizzaria comer. Sabores como calabresa, frango com catupiry e marguerita são alguns dos preferidos dos brasileiros.
Hambúrguer
Apesar do hambúrguer ser um dos pratos típicos dos Estados Unidos, o lanche é muito popular em vários países do mundo, consumido desde meados do século XVIII de diferentes formas e com diferentes acompanhamentos.
Batatas fritas, anéis de cebola e nachos são apenas algumas das inúmeras opções que harmonizam perfeitamente com o prato e são uma ótima pedida para um happy hour. Tem opção para carnívoros, vegetarianos, veganos, versão light, para comer em casa ou no estabelecimento.
Caipirinha
Um bom happy hour não pode deixar de ter um delicioso drink e nada melhor do que uma bebida totalmente brasileira para apreciar e confraternizar. infelizmente não existe um registro histórico oficial sobre o surgimento e a história deste coquetel, mas existe um certo consenso sobre o aparecimento do drink.
Segundo relatos, a caipirinha surgiu no estado de São Paulo, mais precisamente na cidade de Piracicaba. Alguns dizem que ela foi encomendada por fazendeiros latifundiários como um drink para festas, substituindo o uísque e o vinho importado.
O nome caipirinha se refere apenas ao drink feito com cachaça, mas a receita pode ser adaptada com vodka, saquê ou outras bebidas alcoólicas e receber outros nomes.
Com o passar do tempo, a caipirinha se tornou uma bebida refrescante para o verão brasileiro, tornando-se uma das referências do Brasil junto com o carnaval e o futebol. Ao longo dos anos, o limão passou a ser trocado por outras frutas como morango, amora, uva e jabuticaba. Também vieram a caipicerva, o saquê e a caipiroska.
Chope
No Brasil, a cerveja armazenada em barril é conhecida como chope. Acredita-se que esse costume surgiu como resultado da imigração alemã no país. Chope vem de schoppe, palavra de origem alemã que significa “copo de meio litro”, medida utilizada para pedir nos balcões dos bares a cerveja do barril. Com o tempo, a palavra passou a ser utilizada até mesmo pelos brasileiros.
O clima tropical é uma marca registrada do fim de ano brasileiro, o que faz com que muitas pessoas não recusem uma boa bebida gelada. O chope é uma das preferidas dos brasileiros, já que é um meio de se refrescar ao celebrar momentos. A presença do gás intensifica ainda mais a refrescância.
Independente da opção escolhida, não faltam opções em Jaraguá do Sul para apreciar. Um happy hour no fim do dia é o momento perfeito para experimentar uma opção nova de bebida ou apostar no tradicional. Você pode conferir em setemelhores.com alguns lugares onde é possível celebrar bons momentos com deliciosas bebidas alcoólicas ou sem álcool.