O fim de ano é a época ideal para testar passeios diferentes e com o calor batendo na porta, fica aquela questão: o que fazer nesse verão para evitar o agito das praias do litoral catarinense? Existem diferentes opções de hospedagem, atrativos naturais e rotas diferentes:
Cânion em Santa Catarina
Os cânions são arquiteturas da natureza que não estão tão longe assim.Os impressionantes cânions do Parque Nacional de Aparados da Serra e da Serra Geral dão nome a essa bela região turística catarinense, localizada no extremo sul.
O município para conferir essas maravilhas é Praia Grande, onde você pode esperar encontrar uma excelente infraestrutura de hotéis e restaurantes.
Não falta o que fazer por lá, desde passeios guiados até atividades mais radicais, como trekking e rapel. Passeios a cavalo, cicloturismo, piscinas naturais, rios e penhascos com até 1000 metros de altura também fazem parte das atrações de Praia Grande, localizada na parte de baixo dos cânions dos parques nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral.
Para dirigir de cidade em cidade
Essa é uma dica para quem gosta de dirigir de cidade em cidade, aproveitando cenários singulares. Treze Tílias é considerada a cidade mais austríaca do Brasil, fruto da imigração austríaca que aconteceu na região.
A cidade é um charme, bonita e organizada. A maioria de suas construções segue o estilo Tirolês, com detalhes nas sacadas, floreiras e entalhes em madeira. Chama atenção a presença do campanário deixando em destaque o estilo Alpino. Os jardins bem cuidados também fazem parte desta cultura e embelezam a cidade. Uma das tradições herdadas dos imigrantes que vieram da Áustria que chama a atenção são também, as esculturas em madeira.
É uma cidadezinha charmosa com alguns atrativos e muita comida boa e artesanal, entre restaurantes típicos, chocolateiras, cervejarias e até uma vinícola.
Com mais algumas horas na estrada é possível aproveitar outro atrativo turístico da região, os parques aquáticos de águas termais. Ideal para curtir piscinas durante o dia e no anoitecer, quando o clima ameniza, aproveitar as águas mornas e relaxar um pouco. Existem duas opções: Piratuba e Itá. A primeira fica a cerca de 100 quilômetros de Treze Tílias.
A cidadezinha pequena tem como atrativos os parques aquáticos, a Casa Colonial e a feira de artesanatos, além dos passeios de Maria Fumaça, em que é possível apreciar as margens do Rio do Peixe e seguir até a cidade gaúcha de Marcelino Ramos.
A outra opção, Itá, fica a 136 quilômetros de Treze Tílias. Existem opções de hotéis na cidade onde é possível aproveitar essas águas naturais e vislumbrar o Rio Uruguai, que faz a divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Muitos turistas costumam ir para a região nas férias de fim de ano e normalmente acontecem até queimas de fogos na virada do ano.
Lá, também é possível fazer um passeio de barco pelo lago formado pela usina. Você chega pertinho de um dos símbolos da cidade: as Torres da Antiga Igreja Matriz São Pedro, as únicas estruturas que ainda restaram da antiga cidade de Itá que foi totalmente submersa pela represa da usina hidrelétrica.
No entorno dessas duas cidades ainda tem Fraiburgo, a terra da maçã, e Vinhedo, da uva, que podem entrar no roteiro do passeio.
Cachoeiras na região
Não é novidade que as cidades próximas de Jaraguá do Sul tem cachoeiras lindas e perfeitas para todo mundo se refrescar em dias quentes. Mas as belezas não param por aí, e dá para ir mais longe para conhecer novos lugares. O primeiro destino é Doutor Pedrinho, a cidade ideal para quem gosta de fazer trilhas, contemplar a natureza e acampar em um camping no fim de ano.
Os principais destinos são: Gruta Nossa Senhora de Fátima, Cascata Salto Donner, Cachoeira Negherbon, Cachoeira Véu de Noiva e a mais procurada, a Cachoeira Paulista.
Para emendar o espírito natureza, vale passar uns dias em algum chalé em Rio dos Cedros, que fica do ladinho de Jaraguá do Sul e ainda conhecer a belíssima cachoeira da Formosa. A cidade costuma ser bem procurada no inverno por conta do friozinho dada a altitude, mas também vale para relaxar no fim de ano.