Depois de longas horas de sono, é a hora de quebrar o jejum. A refeição consumida pela manhã, é um dos principais momentos de todo o dia, conhecido como café da manhã. Ao longo da história da civilização, o café da manhã foi se modificando, dependendo de qual parte do mundo ele é consumido.
Com a aproximação das férias de fim de ano, a maioria das pessoas tem mais tempo para preparar uma refeição caprichada e encher a barriga de toda a família logo pela manhã. Pensando nisso, veja algumas opções vendidas em padaria que podem compor uma bela e deliciosa mesa com a primeira refeição do dia:
Pão francês
Ele é um bom e velho conhecido das famílias brasileiras, e não pode faltar no café da manhã de muitas pessoas. Fica saboroso e saudável quando acompanhado de uma porção de frutas, queijo ou ovos.
Apesar do nome, a receita é totalmente brasileira, criada no Brasil há muitos anos e sendo hoje o motivo de cerca de 41 milhões de brasileiros entrarem nas padarias todos os dias para comprá-la, conforme a Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (ABIP).
Também conhecida pelos nomes de pão de sal, carioquinha, cacetinho ou filão, a iguaria hoje em dia é o produto mais consumido nas cerca de 70 mil padarias brasileiras.
Pão de queijo
No café da manhã, o pão também aparece em outras versões igualmente saborosas. É o caso do pão de queijo, uma comida típica mineira e que ganhou o coração de todos os brasileiros por conta da massa elástica, saborosa e cheia de queijo.
Embora existam inúmeras formas de preparo, a qualidade de um pãozinho de queijo está no uso de itens frescos e tipicamente rurais, como os ovos caipiras, com gemas bem laranjas que transmitem cor e turbinam o sabor, e o polvilho feito artesanalmente, que possui gruminhos que fazem toda a diferença no resultado.
O pão de queijo é a principal especialidade de muitas padarias e acompanhado de alimentos saudáveis, como frutas, forma uma refeição adequada e saudável.
Bolo de cenoura
A maior parte das padarias tem inúmeras opções de bolos fofinhos e saborosos, com recheios diferentes e cremosos. O escolhido para integrar a lista é o bolo de cenoura com cobertura de chocolate, pois é um clássico e costuma ser o preferido de muitas pessoas, fazendo parte de cafés da manhã e lanches da tarde há muito tempo.
O amado bolo de cenoura pode ter surgido a partir de uma necessidade na Idade Média: como o açúcar era muito caro, esse vegetal era utilizado como substituto em pudins para garantir o sabor adocicado.
Hoje em dia, no Brasil, a tradição é a versão com cobertura de chocolate, que merece ser apreciada quentinha, logo quando sai do forno, que forma uma verdadeira explosão de sabores e texturas. Mas, por ser uma receita muito versátil, há outras propostas diferentes para experimentar.
Croissant
Sabe aquele croissant bonito e delicioso digno de vitrine de filme? Também tem nas padarias de Jaraguá do Sul e fica delicioso para compor uma mesa de café da manhã! O croissant é um pão de massa em formato de meia-lua, os ingredientes são farinha, açúcar, sal, leite, fermento, manteiga e ovo. Com geleia, chocolate ou recheado com algo salgado, essa delícia ganha o coração de muitas pessoas.
A principal característica do croissant, que também é o segredo do sabor, está na massa. São as dobras que separam uma camada da outra que proporcionam a estética característica do croissant. Também deve ter uma crosta crocante e dourada e as pontas devem ser coladas no meio da massa.
Ele não é de origem francesa, mas sim austríaca, criada em 1683 na capital Viena. Tudo aconteceu quando o império Otomano, considerado um dos mais fortes do mundo, queria expandir seu domínio na Europa, mas o plano de invadir Viena foi descoberto pelos padeiros que ficavam acordados durante a noite produzindo pães.
Para comemorar a vitória contra os inimigos, eles criaram um pão com massa folhada em forma de meia lua. Assim surgiu o croissant, que foi nomeado de Kipfel ou Viennoiserie. Mais tarde, em 1770, a receita foi para a França através da austríaca Maria Antonieta, que se casou com o Rei francês Louis XIV.
Banoffe
As tortas também são muito procuradas por quem compra doces em padarias, e uma das mais amadas pelos brasileiros é a Banoffe, que vem da junção dos principais ingredientes presentes neste doce. A banana e o toffee (caramelo em inglês). Hoje em dia, não se limita apenas ao doce com banana e muitas confeitarias chamam de banoffee qualquer torta que tenha caramelo em sua base, misturado a outras frutas, como morango e abacaxi.
Inventada na Inglaterra, a Banoffee foi criada no “The Hungry Monk Restaurant” em meados de 1974, pelo proprietário Nigel Mackenzie e seu chef Ian Dowding. A ideia foi uma aprimoração de um doce americano chamado “Blum´s Coffee Toffee Pie”. A receita teve várias tentativas com diferentes frutas, até que Mackenzie adicionou banana e a mistura de texturas e sabores da fruta com o caramelo de doce de leite foi sucesso absoluto entre os clientes.
No Brasil, se tornou popular porque o país tropical e a banana é uma das frutas mais consumidas. A torta já se transformou em crepes, milk-shakes, e diversas outras versões, sempre mantendo a base de banana e caramelo.
Se você estiver com vontade de comer um pão saboroso e quentinho, um bolo ou salgado especial, Jaraguá do Sul é o lugar ideal. As padarias do município têm especialidades e opções diferentes, mas todas cumprem o papel de proporcionar produtos de qualidade e sabor incomparável. Conheça algumas para visitar em setemelhores.com.