Com a chegada de dezembro e das férias de fim de ano, surge cada vez mais a vontade de sair da rotina para descansar um pouco ou se aventurar por novas paisagens. Perto de Jaraguá do Sul, existem várias localidades para você visitar e curtir a folga sem precisar fazer longas viagens ou gastar muito.
O Por Acaso selecionou alguns roteiros especiais para você se divertir, apreciar belas paisagens e relaxar. Anota aí algumas dicas:
Rota da Cerveja – Vale Europeu
Você não precisa visitar a Europa para conhecer grandes produtores de cerveja, é só visitar uma cidade próxima de Jaraguá do Sul. Blumenau é uma das principais produtoras de cerveja no sul do país.
Os interessados em aprender mais sobre essa bebida tão querida pelos brasileiros contam com podem visitar museus e cervejarias de Blumenau, em um tour que é conhecido como “Rota da Cerveja”. Ela percorre alguns pontos turísticos relacionados ao tema e também visita as cidades vizinhas.
Você pode fazer o passeio por conta própria, basta saber os lugares certos para ter a melhor experiência possível. Veja algumas dicas de lugares para conhecer:
- Museu da Cerveja
- Container British Beer
- Cervejaria Bierland
- Escola Superior de Cerveja em Malte
- Cervejaria Eisenbahn
- Restaurante Bier Vila Blumenau
- Cervejaria Alles Blau
- Cervejaria Das Bier – Gaspar
- Cervejaria ZeHn Bier – Brusque
- Cervejaria Borck – Timbó
- Cervejaria Schornstein – Pomerode
- Cervejaria Karsten – Jaraguá do Sul
- Cervejaria Opa Bier – Joinville
Rota das Cachoeiras – Corupá
Um dos belíssimos cartões postais de Corupá, a rota atrai visitantes que procuram se conectar com a fauna e flora local e apreciar belezas naturais encantadoras. O lugar tem uma trilha de seis quilômetros, de nível moderado, que conta com uma infraestrutura que ajuda a seguir adiante, um percurso muito bem sinalizado com placas de indicação, nome da cachoeira e se o banho é permitido.
A caminhada chega a 370 metros de altitude e leva cerca de quatro horas para ser concluída. O final reserva as maiores surpresas, com a maior cachoeira de todo o trajeto, que foi batizada de Salto Grande e possui mais de 143 metros de queda, com um cenário natural ideal para fazer belos registros.
No momento a atração está temporariamente fechada para reforma, mas existe a previsão de reabertura com muitas novidades para tornar a experiência do visitante ainda mais inesquecível.
Passeio histórico – São Francisco do Sul
O litoral também é um destino muito amado pelos jaraguaenses, com atrações relacionadas às belas praias e ao seu vasto centro histórico. Situado às margens da Baía de Babitonga, o centro histórico é uma das principais atrações de São Francisco do Sul.
Reúne um conjunto de 150 prédios históricos, formando um belo cenário onde se destacam grandes casarões bem conservados, além de construções como a Igreja Matriz e o Museu Nacional do Mar. O museu foi criado para preservar um número significativo de embarcações, instrumentos navais e apetrechos de bordo, que representam uma parte da história de todo o Brasil.
Já a Igreja Matriz, chamada Igreja Nossa Senhora da Graça, foi construída em 1793 e reformada em 1926, sendo a principal da cidade. A Igreja Matriz abriga a imagem de Nossa Senhora da Graça, uma peça de madeira, trazida pelos espanhóis, em 1553.
São Francisco do Sul também tem várias outras atrações que são uma verdadeira viagem pela história, além das conhecidas e belas praias da região, como a Praia da Enseada, que tem águas rasas, areia clara e mar calmo e a Prainha, lugar escolhido pelos surfistas como um dos maiores picos de surfe de São Francisco.
Praia, diversão e história – Penha
Também no litoral, a cidade se transformou em um grande polo turístico, muito procurada por ser lar do maior parque temático da América Latina, o Beto Carrero World, famoso por ter 14 quilômetros quadrados divididos em oito áreas, cada uma delas com uma temática diferente.
A cidade também é famosa por oferecer belas praias para todos os gostos, desde as mais tranquilas para viagens em família ou em grupo de amigos, até para os surfistas que não dispensam boas ondas. A Praia Alegre é ideal para colocar no roteiro se você for viajar com crianças e também para quem gosta de mergulhar, pois o mar mansinho é ótimo para isso.
Para quem vai surfar, a Praia Grande é a melhor opção. Por ter um mar aberto, proporciona boas ondas, além de ter uma enorme extensão de areia, com muito verde e cheia de rochas onde é possível ficar, além da boa infraestrutura local.
Se você se interessa por turismo religioso, a Capela de São João Batista é uma boa pedida para colocar no roteiro. Tombada como Patrimônio Histórico e Cultural da cidade, é um dos pontos turísticos de Penha para você conhecer e aprender mais sobre a história da cidade. Além de ser a terceira igreja mais antiga de Santa Catarina, construída em 1759, também tem a agricultura colonial como ponto forte. É uma verdadeira viagem ao passado, diretamente para a época de Brasil colônia.
Rota Alemã – Jaraguá do Sul/Pomerode
Jaraguá do Sul e Pomerode são duas charmosas cidades catarinenses, onde o turista encontra em cada canto um detalhe que remete à cultura alemã, seja nas flores e cores, na arquitetura, nos costumes, no sotaque e, principalmente, nos pratos típicos.
Entre as cidades de Jaraguá do Sul e Pomerode fica a Rota Alemã, considerada patrimônio cultural brasileiro. Ela compreende a região de colonização germânica do final do século XIX, nas localidades de Rio da Luz e Testo Alto. O trajeto leva a parques, zoológico, vilas, museus, praças e possui uma beleza exuberante com morros, plantações e animais que vão compondo a paisagem.
Além das belezas naturais, a linda vista se complementa com a arquitetura alemã, caracterizada pelas edificações enxaimel, muito tradicionais e características. Paredes montadas com hastes de madeira encaixadas entre si em posições horizontais, verticais ou inclinadas e preenchidas por pedras ou tijolos, formam o conjunto de estilo e beleza dessas construções, produzindo uma estética privilegiada.