A chegada de outubro e das festas germânicas mais comuns da região, como Oktoberfest e Schützenfest, deixa o clima propício para relembrar as grandes e animadas festas típicas de cada município, que acontecem todos os anos em diferentes épocas. Algumas comemorações celebram traços mais culturais, como a gastronomia típica, já outras festejam datas religiosas e até hábitos da população do município.
Pensando em te ajudar a montar uma programação para curtir as celebrações durante todo o ano, o Por Acaso separou algumas festas típicas da região:
Festa Pomerana – Pomerode (janeiro)
Por acontecer no verão, em comemoração ao aniversário da cidade, a Festa Pomerana atrai inúmeros turistas que procuram um lugar para tomar um bom chope gelado e mergulhar na história, cultura e tradição alemã. Visitar Pomerode é se sentir na Europa e durante a festa, o clima se acentua.
Cheia de atrações, a festa pomerana tem atividades para todos os gostos e idades. Visitantes podem assistir aos desfiles alegóricos, bandas regionais que cantam em alemão e português. Também conta com apresentações de grupos folclóricos e diversão nas pistas de dança, mas as principais atrações são o chope e os deliciosos pratos da cozinha regional.
Osterfest – Pomerode (fevereiro até março/abril)
Na Páscoa, a cidade mais alemã do Brasil veste um colorido todo especial para celebrar as mais genuínas tradições pascais dos imigrantes alemães. A festa acontece todos os anos entre os meses de fevereiro e abril, no Centro Cultural de Pomerode, e atrai turistas de todo o país. Eles viajam para ver de pertinho a famosa Osterbaum, a maior árvore de Páscoa da América e também o maior ovo de Páscoa do mundo, reconhecidos pelo Guinness World Records.
Além dessas grandes atrações, o evento possui a Ostermarkt, uma feira de artesanato com grande diversidade de artigos decorativos para a data. O evento também conta com apresentações de grupos folclóricos e outras atrações, além de delícias da gastronomia típica germânica.
Festa Estadual da Ovelha – Campo Alegre (março)
A maior festa do Paraíso da Serra acontece anualmente, em março, próximo ao dia 18, data de comemoração do aniversário de Campo Alegre. A festa é o evento ideal para celebrar tudo o que a cidade tem de melhor, oferecendo aos turistas e campo-alegrenses uma programação recheada.
Shows nacionais, apresentações culturais, gastronomia típica com carne de ovelha, artesanato local, exposições agropecuárias e esportes são algumas das atrações que atraem famílias de diversas regiões para a Capital Estadual da Ovelha.
Festa Catarinense do Arroz – Massaranduba (abril/maio)
A Capital Catarinense do Arroz reúne muita diversão, cultura, música e gastronomia típica durante todos os dias de festa. A Fecarroz tem uma programação especial para você festejar com os amigos e a família. As últimas edições, antes da pandemia, ficaram marcadas pela quantidade de atrações culturais, a realização de belos desfiles festivos e grandes shows nacionais.
Da primeira edição até o momento, já passaram muitos anos e muita coisa mudou, no entanto, a cultura do arroz continua sendo o destaque da Fecarroz. A Realeza da festa é composta por uma rainha e duas princesas que são responsáveis por espalhar a alegria da festa durante seus dois anos de coroação.
Winterfest – Jaraguá do Sul (maio)
A Festa de Inverno, como também é conhecida, é promovida pela Sociedade Recreativa Alvorada, com sede no Rio Cerro II, e comemora a chegada do inverno com tradições típicas germânicas. A festa oferece o melhor da gastronomia alemã, com pratos como batata recheada, Schwarzsauer (sopa preta), strudel, eisbein, repolho roxo, marreco recheado e molho de língua.
Para quem gosta de dançar, o evento também conta com bandas típicas, sertanejas e até bandas de rock. Apresentações folclóricas, exposições de artesanato, trajes típicos, parquinho de diversões e artesanato completam a programação da festa que acontece todos os anos, em maio.
Festa de São João – São João do Itaperiú (junho)
A festa religiosa do padroeiro São João Batista se tornou um dos principais eventos da região norte de Santa Catarina, reunindo um grande público todos os anos no final do mês de junho.
A maior atração da festa de São João é a tradicional fogueira de 35 metros, considerada a maior de Santa Catarina e queimada na noite de sábado, em meio a um grande show pirotécnico. A festa também conta com comidas típicas, como o saboroso churrasco, bailes e outras atrações musicais e de lazer para toda a família.
Festa Nacional do Pirão – Barra Velha (setembro)
No litoral também tem festa típica para conhecer! Diversidade musical, alegria e muita gastronomia à base do pirão são os ingredientes fundamentais da Festa Nacional do Pirão, que acontece todos os anos em Barra Velha. Cultura e culinária açoriana à base do pirão, apresentações culturais, atrações musicais e atividades para todos os gostos e idades marcam a realização do evento.
Além das apresentações regionais que acontecem no palco cultural, a Festa Nacional do Pirão é conhecida por trazer os melhores shows nacionais. A maior festa cultural e gastronômica do município proporciona muita diversão e entretenimento para cada um dos visitantes.
São Bento do Sul – Schlachtfest (setembro)
A contagiante alegria das festas germânicas invade São Bento do Sul durante a Schlachtfest. Atrações como músicas típicas, apresentações folclóricas e musicais, farta gastronomia e um delicioso chope atraem milhares de são-bentenses e turistas.
Considerada como uma das mais autênticas festas de tradições germânicas do país, a Schlachtfest sabe como unir cultura e diversão, sendo a mais representativa de São Bento do Sul.
Oktoberfest – Blumenau (outubro)
Música, alegria, tradição, energia e muita animação formam a festa que representa um pedacinho da Alemanha no Brasil. A Oktoberfest Blumenau é a segunda maior do mundo e a maior das Américas.
Desde a primeira edição, em 1984, quando 102 mil pessoas passaram pelo antigo Pavilhão A da Proeb, atual Parque Vila Germânica, o evento mostrou que veio para ficar e entrar para a história. Atualmente, a festa tem duração de 19 dias e a cada ano que passa, surpreende e encanta os visitantes.
Schutzenfest – Jaraguá do Sul (novembro)
A Schützenfest é a autêntica festa alemã de Jaraguá do Sul, e busca manter vivas as tradições e os costumes germânicos, através da música, dança, artesanato e gastronomia típica. Além da festa, que acontece em novembro, também são realizados durante o ano os torneios de tiro que determinam o Rei e a Rainha dos Atiradores, premiados durante a confraternização.
Criaram-se eventos paralelos, como o Schützenbaum, o Tiro Imprensa, Sons e Sabores, Schützenbier e em 2018 o Schützentag in Rio da Luz. Hoje, 16 sociedades participam da Schützenfest, como forma de difundir junto à comunidade as tradições germânicas, enaltecendo o Patrimônio Cultural de Jaraguá do Sul.
Festa das Flores – Joinville (novembro)
Há oito décadas, sempre no mês de novembro, Joinville se transforma em um grande jardim, com a Festa das Flores, que acontece tradicionalmente na Expoville. A festa é a mais antiga do gênero no Brasil e encanta o público com suas exposições temáticas, que ganham vida e colorido com milhares de orquídeas, flores e plantas ornamentais, e com todas as atrações da sua programação.
A tradição iniciou em 1936, com a Exposição de Flores e Artes Domiciliares (EFA), criada por apaixonados pelas orquídeas nativas – muitos deles imigrantes europeus que se instalaram na região. O objetivo era promover o cultivo e o encanto pelas flores. Ao longo dos anos, a exposição cresceu, conquistou o público e se tornou a Festa das Flores de Joinville.
A cada edição, o evento recebe cerca de cem mil pessoas, vindas de diversos lugares do Brasil e também do exterior. Entre elas estão orquidófilos, paisagistas, produtores, profissionais da área, colecionadores, aficionados por flores, turistas, além do grande público da região.