No primeiro semestre de 2022, já foram registrados 392 casos de resgate.
Neste sábado (3) comemora-se o Dia do Biólogo. A data remete ao dia 3 de setembro de 1979, quando a profissão foi regulamentada por meio da Lei nº 6.684. O profissional formado em biologia é responsável pelo estudo das mais variadas formas de vida existentes. Origens, desenvolvimentos, funcionamentos, reproduções e relacionamentos dos seres vivos são algumas áreas de estudo.
A Fujama (Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente) conta com o trabalho de biólogos experientes e responsáveis pelo recolhimento de animais silvestres em Jaraguá do Sul. Atualmente, 40% do território do município é coberto por vegetação de Mata Atlântica, fator que favorece a presença de animais silvestres em áreas residenciais.
No primeiro semestre de 2022 foram registrados 392 casos de resgate, número que representa uma elevação de quase 29% se comparado ao mesmo período de 2021. Em homenagem à data, o Por Acaso selecionou alguns dos resgates de animais mais marcantes no município:
Um dos resgates que mais impressionou foi da jararaca albina, resgatada em outubro de 2021, no bairro Jaraguá Esquerdo. O evento teve boa repercussão na mídia e redes sociais do Brasil e do mundo pela raridade da espécie. As serpentes lideram o ranking dos resgates, mas apesar do medo natural que despertam nos seres humanos, apenas 30% das cobras resgatadas em Jaraguá do Sul são peçonhentas.
Entre os mamíferos, os gambás estão no topo da lista de resgate. Também é comum a presença de furões nas áreas urbanas da cidade, pois a espécie é muito comum nas matas da região. Outros animais, como um filhote de lontra, gato-maracajá, tamanduás-mirim e porcos-espinhos já marcaram presença no município.
Durante o inverno, os casos de resgate de corujas movimentam as equipes de biólogos da Fujama. Em julho, uma coruja-orelhuda (Asio clamator) foi resgatada no Bairro Nova Brasília. A coruja-orelhuda é uma espécie comum na região e se alimenta principalmente de roedores, tendo hábitos noturnos.
Cuidados
De acordo com a Fujama, não é adequado capturar um animal sem os equipamentos necessários. No caso de serpentes, a dica é chamar a equipe da Fujama ou dos Bombeiros Voluntários. O mesmo vale para aves e mamíferos como corujas, gambás, gatos-do-mato, cachorros-do-mato ou até macacos.
Mais sobre a Fujama
Durante a semana, no horário das 7h30 às 17 horas, o resgate de algum animal em área residencial pode ser solicitado à Fujama pelo telefone 3273-8008. No período da noite, fins de semana e feriados este trabalho é feito pelos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul por meio do Serviço de Emergência 193.