O município tem muito verde, cenários exuberantes, patrimônio histórico, atrações religiosas e gastronomia para apreciar.
No dia 28 de agosto, Guaramirim completa 73 anos de uma história que foi construída com a ajuda de cada morador, resultando em um município que tem muito para comemorar. Localizada entre os principais polos industriais de Santa Catarina, a cidade tem crescimento e evolução como foco, e avança cada vez mais nos setores de indústria, comércio, pecuária e agricultura.
A emancipação do município representa apenas uma das muitas conquistas que viriam depois, como o título de Capital Catarinense da Palmeira Real. Desde 2017, Guaramirim também é conhecida como Cidade das Guirlandas. Os enfeites chamam a atenção de moradores e visitantes durante todo o ano e tornam as ruas mais atraentes e prósperas.
Mas além disso, Guaramirim também é palco de cenários e paisagens exuberantes, áreas de lazer para passear com a família ou a galera, patrimônio arquitetônico, gastronomia e monumentos históricos e culturais que trazem à tona toda a história da região.
Para comemorar a data especial, o Por Acaso traz uma seleção de alguns pontos que não podem faltar no roteiro de quem decide passear pelo município:
Morro da Santa
No centro de Guaramirim, o morro conta com uma escadaria com 230 degraus, onde fica a via sacra que representa a Via Crucis de Jesus Cristo. Ao chegar no alto do morro, o visitante se depara com uma capela dedicada à Nossa Senhora e uma grande cruz. Além da religiosidade que o lugar representa, também é um prato cheio para conhecer melhor Guaramirim, pois do alto é possível ter uma vista ampla e completa da cidade.
Ponte pênsil
O ponto turístico faz a ligação entre Guaramirim e Araquari, unindo as estradas do bairro Bananal do Sul e a comunidade de São Miguel. Com 120 metros de extensão, é um passeio legal para quem não tem medo de altura. O lugar proporciona uma bela vista dos municípios e do Rio Itapocu e guarda muito da história dessas comunidades, pois a ponte foi construída em 1958.
Praça da Figueira
No bairro Guamiranga, fica a Praça José Serafim dos Santos, conhecida como Praça da Figueira. O espaço foi revitalizado em 2019, por conta dos 70 anos da cidade, e atualmente conta com um moderno parque para as crianças, área para corrida e caminhada, iluminação em LED, paisagismo e jardinagem, calçadas e academia ao ar livre.
Um dos destaques é o cenário verde da região onde o parque fica, que conta com muita natureza, plantações, antigas e modernas construções, comércio e uma comunidade que preserva o estilo de vida do campo.
Igreja Matriz Senhor Bom Jesus
Para quem gosta de turismo religioso, a atração fica no Centro, na rua 28 de agosto, e atrai muitos olhares pela beleza arquitetônica. A paróquia foi criada em dezembro de 1950, pelo Padre Mathias Maria Stein e, quatro anos depois, foi erguida a primeira torre lateral. As duas torres frontais foram construídas até o fim da década de 1950 e possuem 33 metros de altura.
A pintura da cúpula foi feita pelo artista plástico Thadeu Wojciechowski, de Curitiba, que demorou pouco mais de dois anos para concluir o serviço. No teto, estão afrescos intitulados Professor Davi, Santa Cecília, Arco do Presbitério e Cristo Crucificado.
Instituto Rã Bugio
O Instituto Rã-bugio para Conservação da Biodiversidade é uma Organização Não Governamental (ONG) ambientalista, entidade sem fins lucrativos, fruto do trabalho voluntário do casal Elza e Germano Woehl Junior, que desde 1998 desenvolve projetos de educação ambiental na região.
Por meio de programas de educação ambiental, os projetos do Rã Bugio buscam a proteção dos remanescentes de floresta atlântica, que abrigam uma das mais ricas biodiversidades de fauna e flora do planeta, além de garantir o abastecimento de água para a população.
Sociedades de Tiro
A região de Guaramirim tem fortes traços da tradição germânica e essa cultura se mantém viva até os dias de hoje, com a presença de sociedades de tradição alemã, como Diana, Jacu-Açú e Brüderthal, que possuem a tradição da prática do tiro desportivo.
As entidades participam de competições e realizam festas tradicionais como a de Rei e Rainha, atraindo diversos atiradores e visitantes. A Sociedade Diana fica na rua Otto Lenke, 500, no bairro Amizade. Já a Sociedade Brüderthal fica na SC-413 – rodovia do arroz e a Jacu-Açu fica no mesmo bairro.
Rota da Tilápia
A rota nasceu com o objetivo de fomentar os estabelecimentos e o turismo da região, que abrange diretamente Guaramirim e Massaranduba e indiretamente demais municípios da região.
O ponto forte é a gastronomia à base do peixe, contando com pratos gourmet como ceviche, sashimi, iscas, assados, fritos e com acompanhamentos de dar água na boca. Os pesque-pagues e restaurantes da rota também oferecem outras opções de peixes como carpas, bagres, pacu e traíra.
Skate Parque e Praça Rotaract Vinicius Alexandre Kinas
A Praça Municipal Rotaract “Vinicius Alexandre Kinas” é um espaço dinâmico e bastante utilizado pelas famílias para o lazer, ginástica, diversão, prática de esportes e encontro de amigos. O local é acolhedor e conta com palmeiras, iluminação, brinquedos às crianças e academia ao ar livre.
A praça leva o nome de Vinícius Alexandre Kinas, uma homenagem ao ex-presidente do Rotaract de Guaramirim, que trabalhava pela sociedade e faleceu prematuramente. O local fica na rua 28 de Agosto, próximo ao Corpo de Bombeiros Voluntários.