Com diversas formas de ser feita e sabores diferenciados, a pizza já conquistou o coração e o paladar de todos. O prato está presente em diversos lugares ao redor do mundo e se adequa a cada cultura. Com versões nutritivas, com carne, vegetarianas e até doces, são uma opção fácil e prática para vários momentos do dia, ideal para pedir no delivery.
Com diversas formas de ser feita e sabores diferenciados, a pizza já conquistou o coração e o paladar de todos. O prato está presente em diversos lugares ao redor do mundo e se adequa a cada cultura. Com versões nutritivas, com carne, vegetarianas e até doces, são uma opção fácil e prática para vários momentos do dia, ideal para pedir no delivery.
A versão conhecida hoje, redonda e com molho de tomate e queijo, surgiu na Itália, por volta do século 18. Mas a ideia de pizza é bem mais antiga, criada pelos egípcios há cerca de seis mil anos e feita com uma mistura de água e farinha, sem formato característico. Hoje em dia, está presente em vários restaurantes e países ao redor do mundo, com características únicas e ingredientes variados. Veja algumas versões:
1 – Nova Iorque (EUA)
Até a pizza nova iorquina faz jus ao título “cidade que nunca dorme”, pois lá a receita tem a intenção de ser uma refeição prática e rápida, além de ter baixo custo. A borda é espessa e crocante, mas a massa é tradicionalmente fina. Costuma ser vendida em fatias largas para viagem. Deve ser comida com as mãos, dobrada ao meio.
2 – Chicago (EUA)
Também estadunidense, a cidade reformulou a receita: em Chicago, a pizza é uma espécie de torta, com uma explosão de recheio. Ela é alta, com cerca de sete centímetros de altura, além de muito molho e queijo para rechear o prato, que lembra uma verdadeira torta de pizza e pode ter vários recheios diferentes.
3- Roma (Itália)
O estilo romano também é feito para comer de pé ou andando pela rua, como um lanche rápido. Conhecida como napolitana, conta com uma massa fina, crocante e com pouco molho e recheio. A pizza al taglio também é clássica em Roma, vendida em fatias e cobrada por peso. Apesar das várias semelhanças com a napolitana, é um pouco mais grossa e com mais variedades de recheios.
4- Espanha
A “Coca” é a pizza espanhola, que é mais encontrada na região da Catalunha. A massa é fina e crocante, porém mais dura e oleosa do que a versão brasileira. Os recheios se aproximam da versão do Brasil, pois pode ser doce ou salgada e ter vários ingredientes diferentes, como ovo, carnes, vegetais e queijos.
5- Palermo (Sicília)
Na capital da Sicília, a pizza é chamada de Sfincione, uma das mais populares comidas de rua da região. Lembra muito uma focaccia, pois é retangular e alta, com dois centímetros de altura e massa macia. Antes de ir para o forno, é untada com azeite, para o fundo crocante. Também leva queijo, molho de tomate denso e farinha de rosca torrada.
6- Austrália
Talvez a mais diferente da lista: a pizza australiana pode ter ingredientes como carne de emu, crocodilo e canguru. Um dos temperos preferidos dos nativos é o molho barbecue, utilizado para incrementar os sabores.
7- Turquia
Na versão turca, o prato é um pão fino e crocante coberto com carne de boi ou cordeiro e vegetais. Pode ser temperada com cebola, tomate, limão, salsinha, alface e pasta de pimenta, e também conta com versões vegetarianas e veganas.
8- Brasil
Os brasileiros são os reis da criatividade quando se trata de opções gastronômicas e com a pizza não é diferente. São várias as combinações, mas entre os sabores mais comuns estão calabresa, frango e portuguesa. No Brasil, a pizza é muito mais do que uma refeição, e sim uma oportunidade de eternizar momentos especiais com um prato saboroso.
Em Jaraguá do Sul há diversas pizzarias que contam com cardápios caprichados e opções para todos os paladares e gostos. Independente da escolha de sabor e da preferência pela massa, o prato é um dos preferidos de muitas pessoas. E você, qual o seu estilo e sabor de pizza favorito?