O hábito de enviar fotos ou vídeos íntimos surgiu praticamente ao mesmo tempo em que as próprias redes se tornaram febre no mundo. E nessa terça-feira, um vídeo íntimo de Natália Deodato, participante do BBB22, foi vazado nas redes sociais.
A equipe de Natália já se pronunciou pelo Twitter:
Infelizmente, é uma prática comum nas redes sociais divulgar fotos íntimas sem consentimento da pessoa retratada. Atualmente o art. 218-C do Código Penal considera crime, explicou a advogada Mariana Valente, diretora do InternetLab, centro de pesquisa em direito e tecnologia.
Diversos artistas já passaram por esse ”perrengue”, como Tiago Iorc em julho de 2020.
Mas independente de ser famoso, ou não, a lei prevê como crime a divulgação ou compartilhamento de vídeos com cenas de sexo, nudez e pornografia sem o consentimento da vítima.
O que fazer se você for a vítima?
Nessas horas fica difícil pedir calma, principalmente porque quanto mais o tempo passa, mais pessoas podem estar acessando livremente sua intimidade. Primeiramente, o recomendado é buscar apoio de pessoas próximas e de confiança que com certeza poderão te amparar e lhe ajudar a lidar ”melhor” com a situação. Até a ajuda de um profissional dessa área pode ser importante para evitar possíveis problemas traumáticos.
Em seguida, é de suma importância que você busque ajuda jurídica, porque, como citado anteriormente, ter fotos íntimas vazadas é crime no Código Penal brasileiro.
Antes de ir à delegacia, é importante reunir todos os links e capturas de tela possíveis. Após, você pode ir à uma delegacia e registrar um boletim de ocorrência, pois, assim, a polícia pode dar continuidade à investigação. Caso a vítima seja mulher, é recomendado procurar a Delegacia da Mulher, que já tem profissionais preparados e qualificados para lidar com esse tipo de situação.
E se eu não for a vítima, mas ver alguém compartilhando?
Caso você veja, colabore com a pessoa divulgada, NÃO COMPARTILHE, denuncie a conta que está divulgando. Se você conhece a pessoa que está sendo exposta encaminhe para ela!
Não mandar ”nudes” é a melhor solução?
O risco de ter fotos íntimas vazadas sempre vai existir, afinal, você só pode cuidar do que está com você, e não do que está com outras pessoas. Mas isso não significa que você precisa se privar daquilo que você gosta de fazer.
Caso você mande, recomenda-se cuidado, nunca mostre detalhes que possam identificar o seu corpo, como seu rosto, tatuagem, cicatriz, ou até mesmo o ambiente em que você está, como a sala de sua casa.