O biólogo da Fujama (Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente), Christian Raboch, vem fazendo fama ao publicar em suas redes sociais vídeos e fotos resgatando animais silvestres, mas além disso, usa seu perfil para ensinar e contribuir para a educação ambiental.
Jaraguá do Sul, onde o biólogo atua, possui cerca de 40% de seu território coberto pela mata atlântica, consequentemente, há um grande número de ocorrências de animais silvestres em áreas urbanas.
Por isso o biólogo Christian usa das suas redes sociais para orientar e alertar a população. Através das suas publicações, Christian promove a educação ambiental, ensina como agir ao se deparar com um animal e o principal: não matá-lo.
”O medo é cultural, o trauma de infância e a falta de informação causam isso. A educação ambiental é o caminho e temos muito trabalho pela frente. Isso já diminuiu bastante, principalmente aqui na cidade, mas temos que continuar levando a informação correta, desmistificando e auxiliando as pessoas quando preciso” diz Christian.
É importante lembrarmos que todos os animais da fauna brasileira são importantes, eles são encarregados pela distribuição de sementes das árvores, controlam populações de todas as espécies e até produzem remédios importantes para a cura de muitas doenças, inclusive de seres humanos.
As cobras por exemplo, são importantes no controle dos roedores, anfíbios e invertebrados.
Aventura nos resgates
Os resgates de animais tem cada vez se tornado mais frequentes, visto que a maioria da população entra em contato com os profissionais para o resgate.
Em cada resgate feito, Christian interage nas redes sociais com fotos e vídeos dos animais e dele realizando o seu trabalho. Sua rotina é cheia de desafios, seu trabalho exige atenção e cuidado, mas também de boas risadas e cenas engraçadas, todas registradas em seu Instagram. Veja alguns momentos curiosos:
Encontrando com um animal
Caso se depare com um animal silvestre, em primeiro lugar mantenha a calma. Em seguida, entre em contato o mais rápido possível com a Fujama, por meio do 0800-6420156 da Ouvidoria no horário das 7 às 17 horas de segunda à sexta-feira. Após este horário, nos fins de semana e feriados a solicitação deve ser feita pelo serviço 193 dos Bombeiros Voluntários.