Compartilhe este conteúdo agora:
Desse imenso paredão de montanhas que nos cercam no Vale do Itapocu, quantos você conhece e qual deles você considera o morro mais alto de Jaraguá do Sul e região?
Os mais famosos, sem dúvida, estão presentes na rotina diária da cidade: Pico Jaraguá, Morro do Meio e Morro das Antenas. Mas é possível ir muito além, ou melhor, muito acima.
Segundo o guia de trilhas Carlos Alberto Reinke, muitas pessoas não sabem nem mesmo que o “Pico Jaraguá” não é o ponto mais alto de Jaraguá do Sul.
A área de maior altitude está no Rio Manso, o Morro da Palha, que também é o de maior altitude em todo Vale do Itapocu.
Reinke, que é educador físico por formação e apaixonado por “rios, cachoeiras e montadas”, compartilhou informações sobre os cumes do Vale do Itapocu.
Tirando os morros que estão no coração de Jaraguá do Sul, os demais contam com trilhas de difícil acesso e que exigem um guia.
Conheça os 5 morros mais altos do Vale do Itapocu:
5º - Morro da Igreja, com 842 metros, entre Corupá e São Bento do Sul
Esse espetacular destino fica situado entre Corupá e São Bento do Sul.
“É um hiking de mais ou menos duas horas a duas horas e meia para subir e mais duas horas para descer, depende do nível de cada esportista. É uma montanha de trilha de nível médio”, explica Reinke.
Segundo o guia, é interessante ter um guia porque a trilha também inicia em uma propriedade privada e precisa ter autorização para acessar.
“Dá para ver toda Corupá, Jaraguá do Sul e todo Vale do Itapocu, na verdade”, conta.
4º - Morros das Antenas, com 897 metros, em Jaraguá do Sul
O Morro das Antenas dispensa introdução. É um dos mais visitados devido a prática de voo livre e por ter acesso fácil por uma estrada.
Ele ficou ainda mais popular depois da construção da Chisetta Alpina.
O morro é palco para diversas atividades, dos mais ousados que resolvem descer voando, aos ciclistas, atletas, ou aqueles que seguem o ritmo de uma caminhada.
Além de tudo, a vista panorâmica resulta em um espetáculo para os olhos.
3º - Pico Jaraguá, com 927 metros, em Jaraguá do Sul
O Pico Jaraguá faz parte do maciço conhecido por “Morro Boa Vista”, com outros dois cumes: o Morro das Antenas e Morro do Meio.
Segundo a história oficial, o morro recebeu esse nome pela semelhança com o Pico Jaraguá localizado em São Paulo, após a chagada de bandeirantes paulistas.
A subida é feita pela rua Antonio Ribeiro, próximo ao parque Aquático Krause. Também existe uma trilha a partir do Morro das Antenas, que atravessa os três cumes.
2º - Morro do Boi, com 1.062 metros, em Corupá
Esse já tem um nome mais conhecido. O segundo ponto mais alto da região está em Corupá, no bairro Ano Bom.
A trilha dura aproximadamente duas horas de subida, mais a decida que pode ser mais curta dependendo do condicionamento físico.
“Ela tem uma trilha aberta e é bem bacana de ser feita também. Já fizemos eventos lá e tem outros grupos que levam pessoas”, comenta Reinke.
1º - Morro da Palha, com 1.176 metros, em Jaraguá do Sul
De acordo com Carlos Reinke, esse morro fica situado na Serra do Manso. A estrada do Rio Manso pode ser acessada pelo bairro Santa Luzia, com cenários incríveis da zona rural jaraguaense.
“Na verdade, lá é o lugar mais alto de Jaraguá do Sul. Desmistifica que o Pico Jaraguá é o pico, é o Morro da Palha”, comenta.
O acesso a esse morro fica em uma propriedade privada e, por isso, é preciso de autorização do proprietário.
“Inclusive os Guardiões da Montanha já tentaram fazer uma trilha lá para explorar comercialmente, mas é uma trilha bem fechada, com pedaços de mata virgem”, ressalta.
Não esqueça de compartilhar:
Caixa de comentários
VOCÊ TAMBÉM VAI QUERER LER