Compartilhe este conteúdo agora:
De vez em quando ouvimos sobre alguma inovação da qual a jaraguense WEG fez parte e chamá-la de fabricante de motores está virando coisa do passado – afinal, existe uma gama imensa de produtos WEG.
É difícil acompanhar o passo da multinacional, que só em 2019 investiu R$ 339 milhões em Pesquisa & Desenvolvimento, além de um time formado por 1.017 colaboradores dedicados exclusivamente à inovação.
Mas afinal, quais são as tecnologias e inovações que a empresa anda produzindo? Vamos conhecer.
Máquinas mais inteligentes
Parece coisa do futuro, mas vamos explicar bem explicadinho as tecnologias da WEG criadas para levar soluções de tecnologia para o meio industrial.
Todas se aplicam à realidade industrial o conceito de “Internet das Coisas” (IoT, em inglês Internet of Things). Isso se refere à revolução tecnológica que tem como objetivo levar conectividade aos itens usados do dia a dia.
Começamos com a Plataforma IoT WEGnology, que é um software de cloud computing – ou seja, um programa de computação que utiliza a rede de servidores para funcionar em nuvem.
A sacada dessa plataforma é utilizar o que se chama de low-code. O programa foi criado com uma interface que possibilita programação sem um entendimento profundo em códigos – sendo que no Brasil e no mundo a realidade é de escassez de profissionais capacitados nessa área.
Dentro do IoT WEGnology é possível criar diversas aplicações para a realidade industrial de forma fácil e rápida.
Na lista de soluções existe também o WEG Motor Scan, que é um sensor inteligente que auxilia no diagnóstico de performance de diversos equipamentos nas fábricas.
Ele funciona com o aplicativo WEG Motion Fleet Management, que monitora motores e outros tipos de acionamentos, como inversores com partidas suaves.
Esta abordagem reduz o número de paradas não planejadas, otimiza as ações de reparo e acelera a tomada de decisão da equipe de operação e manutenção.
E esse monitoramento pode ficar ainda mais avançado com a junção do WEG Motor Specialist, um módulo com inteligência artificial e Machine Learning que aprende sobre os padrões e desvios de funcionamento que o motor elétrico monitorado apresenta durante a operação.
Para finalizar, vamos falar também da WEG Smart Machine, que é voltada para fabricantes de máquinas, como de embalagem, de injeção de plástico, de fabricação de blocos, extrusão, entre outros.
Com essa solução é possível incluir no produto oferecido um sistema de monitoramento que traz vantagens como: assistência remota e alertas de operação, correção e ajustes na programação, entre outros.
No caso da assistência, por exemplo, antes um fabricante de Jaraguá do Sul que vendeu uma máquina para a Salvador teria que viajar até lá em caso de um problema. Essa solução traz a possibilidade de descobrir o problema a distância.
Essa inteligência aplicada nas indústrias tem aberto possibilidades novos tipos de serviços por conta da profundidade e assertividade do monitoramento.
Motores para carros e aeronaves elétricas
Os motores de alta densidade de potência que tem sido aplicado para projetos de para mobilidade elétrica. Aquele sonho de termos à mão carros elétricos.
Tecnicamente falando, os motores contam com ímãs permanentes em diversas configurações e formas construtivas que resultam em um elevado rendimento.
São aplicados onde se exige peso e tamanho reduzidos, mas bastante potência. É um modelo que tem uma relação potência/peso muito superior aos motores convencionais.
Sistemas de energia solar
A WEG produz todos os equipamentos necessários para tratar a energia elétrica gerada pelos painéis solares fotovoltaicos.
São sistemas de geração de energia que podem ser aplicados em qualquer estabelecimento de forma distribuída, bem como em usinas completas para geração de energia elétrica a partir da energia solar.
Sistemas de energia eólica
Em um projeto de pesquisa e desenvolvimento, a WEG instalou esse ano o primeiro aerogerador 100% nacional. A empresa produziu todos os equipamentos necessários para gerar energia elétrica a partir da força dos ventos – incluindo nessa lista geradores de ímãs permanentes, painéis, transformadores, entre outros. Além da integração desses equipamentos às pás e às torres.
A intenção desse projeto é fortalecer a cadeia brasileira de fornecedores de componentes e prestadores de serviços para a fabricação e instalação de aerogeradores de grande porte no país.
Scanner de transformadores
Um pequeno aparelhinho acoplado aos transformadores que ficam nos postes de energia elétrica da cidade e pode detectar furto de energia no sistema de distribuição.
O chamado Smart Grid Transformer Scan realiza o micro balanço energético em regiões com potencial de perdas não técnicas e acompanha a evolução da carga no sistema de distribuição.
Também conta com funcionalidades para a gestão do ativo, monitorando as principais grandezas elétricas e térmicas do equipamento e indicando a vida útil consumida – enviando informações pela nuvem.
Ou seja, evita o desperdício de energia e ainda avisa antecipadamente quando um transformador está para estragar, evitando aquelas famosas quedas inesperadas de energia.
Não esqueça de compartilhar:
Caixa de comentários
VOCÊ TAMBÉM VAI QUERER LER