Compartilhe este conteúdo agora:
Seria o Amizade um bairro formado por grupos de pessoas muito amigas em Jaraguá do Sul?
Quem ouve o nome pela primeira vez talvez tenha pensado em um significado parecido com esse. Mas por que o bairro Amizade ganhou este nome? Bom, é pelo companheirismo e pela tradição!
Localizado entre o Czerniewicz, Chico de Paulo, Água Verde, Rau, Três Rios do Sul e Três Rios do Norte, o bairro Amizade é banhado pelo Rio Itapocu. Tornou-se importante não só pela sua história, mas pela estrutura também.
É lá que ficam as famosas igrejas Católica São Cristóvão e Evangélica Luterana Apóstolo Tiago, que tem a forma de uma barca. E também a Sociedade Recreativa e Desportiva Amizade.
Mas por que mesmo que ele tem esse nome? Justamente pela existência da Sociedade Amizade. Fundado em janeiro de 1954, o local representa muito para os moradores, pois desde aquela época é símbolo de encontro das famílias de imigrantes alemães, que ainda mantém as tradições.
Como não havia outro nome para aquela localidade, os moradores costumavam dizer “lá perto do Salão Amizade” e o nome foi se concretizando. Quando começou a integrar o perímetro urbano, a denominação passou a ser oficial.
A Sociedade Amizade participa da Schützenfest desde a primeira edição da festa, em 1989. E desde a fundação é realizada a Festa de Rei e as de Rainha iniciaram em outubro de 1968.
Os participantes marcham até o encontro do rei e rainha e os levam para a sede da Sociedade, onde acontecem as competições de tiro ao longo do ano. Assim são eleitas as novas majestades.
Colonizado por alemães
Na época de colonização, as terras do bairro Amizade pertenciam à Princesa D. Francisca (irmã de D. Pedro II), recebidas como dote de seu casamento com o Príncipe de Joinville da França.
Na metade do século XIX, essas terras foram vendidas e colonizadas pela Companhia Colonizadora Hamburguesa.
O início da colonização se deu a partir de 1890, quando os primeiros alemães ali se estabeleceram.
O bairro, que nasceu a partir da ocupação das margens do rio, sendo um dos mais antigos do município.De acordo com um estudo realizado em 2014 pelo Instituto Jourdan de Planejamento, a população atual do bairro deve chegar a quase 5 mil pessoas.
Quem foi Roberto Ziemann?
A principal rua que corta o Amizade hoje se chama Roberto Ziemman. Esta importantíssima via foi também a primeira estrada principal do bairro, e era chamada de Itapocu-hansa. Ela ligava o Centro da cidade ao Três Rios do Norte.
Mas quem foi esse tal de Roberto, que deu o nome à rua? Bom, ele foi justamente o zelador da estrada geral, um funcionário público enviado para cuidar da manutenção. Segundo relatos, ele era muito influente e conhecido pelos moradores dali.
Mais tarde, depois de sua morte, a estrada foi batizada com o nome dele como forma de homenagem.
Não esqueça de compartilhar:
Caixa de comentários
VOCÊ TAMBÉM VAI QUERER LER