Compartilhe este conteúdo agora:
A gente olha os morros de Jaraguá do Sul, vê essa mata, mas poucas vezes para pra pensar nos animais que vivem ali. Tem muitos bichos da Mata Atlântica que a gente nem conhece.
Mas esse bioma é muito rico e como estamos em uma região com um grau de preservação elevado – se comparado a triste realidade nacional -, registramos muitos bichinhos passando por aqui graças ao trabalho de resgate realizado desde 2017 pela Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama).
Com ajuda do biólogo e coordenador do serviço de resgate Christian Lempek, trouxemos vários animais que já foram flagrados por aqui – muitos deles ameaçados de extinção.
Puma ou onça-parda
Não temos uma foto Discovery Channel das passagens desse grandioso felino por Jaraguá do Sul. O flagrante foi de uma das câmeras da Fujama instaladas na mata. O local exato é mantido em sigilo porque a caça predatória ainda acontece.
Avistar uma dessas é raridade, afirma a equipe da Fujama, mas existem muitas histórias de onça no interior.
Jaguatirica, gato-maracajá e gato-do-mato
Miau! Esses três felinos são da família Leopardus, mas todos de tamanho e espécies diferentes.
O gato-do-mato é um pouco menor e um dos ameaçados de extinção. Ele parece uma oncinha pintada, costuma ter uns 50 centímetros, do tamanho de um gatinho doméstico – mas não tente domesticar ou brincar com uns desses, são animais selvagens.
O gato-maracajá tem o porte um pouco maior, chegando aos 60 centímetros. Ele é considerado “quase” ameaçado de extinção, mas é uma espécie difícil de ser registrada na região e já foi resgatada pela Fujama.
A irmã mais velha dessa turma é a jaguatirica. É um felino de porte médio, que pode chegar a 1 metro de comprimento e pesar entre 7 e 15 quilos. Também já foi flagrada pelas matas jaraguaenses.
Tiê-sangue
Se para os felinos a caça é uma grande ameaça, o comportamento predatório humano significa gaiola para passarinhos como o tiê-sangue.
Sua plumagem vermelho intenso o torna uma ave que se destaca.
Pixoxó
O canto dessa ave faz ela estar ameaçada de extinção. É um carinha bom de voz e que pode ser encontrado em áreas de mata nativa.
Araponga
Essa ave tem sua marca registrada em um canto alto e estridente que é inconfundível.
A beleza dele também chama atenção: os machos adultos são inteiramente brancos, exceto os lados da cabeça e garganta, que são nus, de cor verde-jade.
Outros animais incríveis encontrados por aqui
- Dei de cara com um animal selvagem aqui em casa, e agora?
O resgate é feito por solicitação no número de telefone da Fujama (3273-8008), segunda a sexta, das 7h30 às 17 horas; ou por meio de registro na Ouvidoria da Prefeitura (0800-642-0156). Quando a Fundação está fechada, a noite e nos finais de semana, é possível solicitar o resgate aos Bombeiros, no telefone 193.
Não esqueça de compartilhar:
Caixa de comentários
VOCÊ TAMBÉM VAI QUERER LER