Por: | 8 anos atrás

9º Fórum Cultural de Jaraguá do Sul e Vale do Itapocu será realizado dia 19 de junho (sábado) no auditório do Museu Emília da Silva. Haverá participação de um representante do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC) para explanar sobre o tema de discussão deste evento: “A importância do Sistema Municipal de Cultura”, bem como, da instituição de seus componentes: Conselho Municipal de Cultura, Órgão Gestor de Cultura, Fundo Municipal de Cultura e Plano Municipal.

Artistas e produtores dos mais diversos setores culturais, como artes cênicas, artes plásticas, artes visuais, literatura, música, folclore e manifestações populares realizam o 9º Fórum Cultural com o apoio de diversas entidades culturais da região visando assegurar a criação de Políticas Públicas Culturais assim como, estimular outros municípios da região para a implantação de Sistemas Municipais de Cultura.

A Comissão Organizadora do 9º Fórum Cultural promoverá uma ação de mobilização na Praça Ângelo Piazeira no sábado legal, dia 12 de junho, Dia Da Pesquisa Artística Cultural com intervenções artístico-culturais com o intuito de chamar a atenção da população e abrir espaço para uma enquete. Essas abordagens serão em diversos pontos da cidade e tem como objetivo coletar dados sobre o que a população conhece sobre a Arte e Cultura promovidas em Jaraguá do Sul. O resultado dessa pesquisa será apresentando no 9º Fórum.

Programação do 9º Fórum Cultural de Jaraguá do Sul e Vale do Itapocu – 19 de junho:

1. Roda de Conversa (9h30 às 11h)

Estarão reunidos artistas e representantes de entidades culturais da região para, de forma coletiva e participativa, fazer a discussão, articulação, planejamento e levantamento dos assuntos relacionados as diversas áreas culturais. Também estarão presentes representantes da Cultura de Joinville e de São Bento do Sul.

2. 6º Sarau Cultural (11h e 17h)

Paralelo ao Fórum Cultural acontecerá também o 6° Sarau Cultural, na Praça Ângelo Piazera. Este Sarau é evento democrático no qual os artistas promovem uma intervenção artística e apresentam seus trabalhos a população geral que transita pela Praça e Calçadão.

3. Mostra (13h)

Desde 2004 são realizados Fóruns Culturais no município e, de forma progressiva, algumas conquistas tem sido alcançadas. Como resultado desses Fóruns, em Jaraguá do Sul, foi criado o Conselho Municipal de Cultura (Lei 4444/2006) e instituída a lei do Fundo Municipal de Cultura (Lei 4845/2007), bem como, em 2009 foram realizados 2 Editais Públicos que contemplaram a realização de alguns projetos culturais por artistas locais. Sendo assim, a Comissão Organizadora entrará em contato com os artistas contemplados, proponentes de projetos já finalizados, para que, havendo interesse, apresentem um resumo do projeto executado numa Mostra durante o 9º Fórum Cultural.

4. Mesa Redonda (15h)

Representantes do órgão público local estarão presentes para compor a Mesa Redonda e o convidado, representante do Conselho Nacional de Políticas Culturais, fará uma palestra sobre “a importância da implantação do Sistema Municipal de Cultura”

São Entidades Culturais apoiadoras do 9º Fórum Cultural de Jaraguá do Sul e Vale do Itapocu: SESC de Jaraguá do Sul; AJAP – Associação Jaraguaense de Artistas Plásticos; APEIJAS – Associação dos Poetas e Escritores Independentes de Jaraguá do Sul; ASSARJ – Associação de Artesãos Jaraguaenses; AMJAS – Associação musical Jonas Alves; ABAJAS – Associação das Bandas de Jaraguá do Sul; Casa e Cultura (Cooperart); Cia de Dança Wald Oliveira; Cia Teatral Alma Livre; Escola de Música Bicho Grilo; Grupo Ação Capoeira; Grupo de Dança Moenda Paulo Almuas; Grupo de Teatro GATS; Grupo de Teatro Gestus; Grupo Muzenza de Capoeira; Musuca Escola de Música; Orquestra Filarmônica de Jaraguá do Sul; Moconevi – Movimento de Consciência Negra do Vale do Itapocu; Circo Teatro Pixirica; Grupo de Teatro Colher de Pau; Grupo Gpoex; Grupo Sapatada; Quarteto Allegro e PHoto Musique Atelier.

Compõem a comissão organizadora do 9º Fórum Cultural de Jaraguá do Sul e Vale do Itapocu e o 6º Sarau dos Artistas: Cristina Pretti e Violeta Polo das artes plásticas, Sandra Baron, Margareth Klein, Thiago Martins, Fred Paiva, Fábio Prattes e José Ricardo Garcia das artes cênicas, Scheila Ribeiro, João Chiodini e Sônia Pillon da literatura, Evelyn Hansen das artes visuais e Flávio Araújo da música.

A Comissão Organizadora

Contatos: Evelyn Hansen 91758556 / Scheila Ribeiro 88320332 / Sandra Baron  99694415

Outras informações:              
Blogue: http://jaraguacultural.blogspot.com/
Grupo de discussão e informações sobre fóruns anteriores: http://groups.google.com/group/forum_cultural_do_itapocu/topics?pli=1