Por: Sistema Por Acaso | 4 anos atrás

A expectativa de vida no Brasil em 2011 era de 73 anos. Em comparação com a maioria das espécies que já descobrimos, a longevidade da vida humana é bem grande, especialmente se levarmos em consideração que a maioria de nós vive em condições sanitárias decentes e com acesso a medicina moderna básica. Confira abaixo uma lista de oito animais que vivem tanto quanto o ser humano.

1. Tartarugas Gigantes

480354791

Habitantes nativos da ilha de Madagascar, vivem facilmente mais de 100 anos. A mais velha de que se tem registro morreu com impressionantes 250. A vida média dessa espécie é desconhecida, pois registros não eram mantidos séculos atrás, sabe-se porém, que frequentemente elas chegam aos 150 anos.

2. A água-viva “imortal”

The Immortal Jellyfish

Cientistas tiveram notícia da espécie Turritopsis dohmii em 1883. Depois de 100 anos e muito estudo, foi descoberto algo incrível: sobre circunstâncias ideais, esta água viva é capaz de viver para sempre. Como funciona? Quando estimulada por algum stress como fome ou ferimento, as células do animal passam por um processo de metamorfose, que transforma a estrutura orgânica original em uma espécie de casulo, realizando uma bizarra metamorfose. Quando esse casulo estoura, diversas mini águas-vivas geneticamente idênticas a original serão liberadas, todas também “imortais”.

3. Tuatara

157085418 (1)

A tuatara não tem o apelido “fóssil andante” a toa. Naturais da Nova Zelândia, são genéticamente similares aos dinossauros. O crescimento e envelhecimento da tuatara é lento e se assemelha a do ser humano, atingindo a maturidade entre os 13 e 20 anos e vivendo seus últimos anos aos 70. Alguns registros trazem tuaturas com mais de um século.

Curiosidades: A tuatara pode ficar até uma hora sem respirar e são inafetadas por frios extremos.

4. Papagaios

98573454

Aposto que este vai ser uma surpresa para muitos, mas a expectativa de vida dos papagaios é bem próxima a do ser humano. O macaw por exemplo, consegue facilmente atingir os 60 anos na natureza. Winston Churchill teve um chamado Charile, que segundo retratos da época, chegou aos 100 anos.

5. Baleia-da-groenlândia

Bowhead whale1

Embora não tão grande quanto a baleia azul, a baleia-da-groenlândia é o mamífero com a maior expectativa de vida da Terra. Estima-se que vivam entre os 135 e 172 anos, a mais antiga já registrada chegava nos impressionantes 211. Como eles descobrem a idade das baleias? Estudando os olhos do gigante animal.

6. Carpas de lagoa

460574319

Isso mesmo, essas carpas domesticadas que você vê em restaurantes com decorações orientais vivem por uma média impressionante de 50 anos. Porém, dependendo do cuidado dos donos e das milhares de variações genéticas possíveis elas podem facilmente chegar aos 100. ‘Hanako’, uma carpa de estimação que morreu em 1977, viveu segundo cientistas por 226 anos. Eles estimam a idade do peixe estudando microscópicos anéis nas escamas do animal.

7. Flamingos

184040496_0

Os rosados animais com postura esquisita vivem até 40 anos em cativeiro. Em um zoológico australiano, uma das aves viveu por registrados 83 anos! O sexo do animal era desconhecido, mas ele sobreviveu a primeira e a segunda guerra e ainda um brutal ataque feito por outros flamingos no zoológico. Infelizmente, complicações que apareceram com a idade levaram o flamingo a morte.

8. Bactérias

463286527

Nas mais profundas partes do oceano você encontra organismos com metabolismos tão lentos, que os cientistas chegam a exitar na hora de chamá-las de seres vivos. Alguns fungos e bactérias, que receberam o apelido de ‘zumbis’, tem sua longevidade estimada na casa dos milhões, e só se reproduzem a cada 10 milênios.

Fonte.