Por: João Marcos | 5 anos atrás

Depois de seis anos acontecendo na Praça Ângelo Piazera, o maior evento cultural da cidade muda de lugar e invade o Centro Cultural de Jaraguá do Sul/SCAR. De 6 a 16 de junho o Centro Cultural de Jaraguál/SCAR recebe milhares de livros e de visitantes para a verdadeira festa da leitura, com exposições, debates, palestras, contações de histórias, lançamentos, autógrafos e livros para todos os gostos e bolsos.


PROGRAMAÇÃO DO DIA 

9h
Abertura dos estandes

9h15, 10h, 14h15 e 15h
De Domingo a Domingo e Maré de Histórias
Maratona de Contos – Cia Sandra Baron (Jaraguá do Sul) – Grande Teatro
“De domingo a domingo” narra histórias da tradição oral como: A iInterminável Semana de Domingos (conto brasileiro da tradição oral que mostra um caboclo preguiçoso almejando uma semana inteira de domingos para não precisar trabalhar) e Mapiguari (lendária figura brasileira do amazonas, monstro folclórico que habita as florestas e come gente) . Já em “Maré de Histórias” conhecemos várias histórias sobre o mar. Tem a história do linguado, a história que explica o porque o mar tanto chora e a história que revela o segredo da luz da alma da baleia.

9h40min
Mostra Nueva Mirada – Gnomos & Trolls – a câmara secreta (legendado) – Pequeno Teatro (Classificação: 10 anos)

14h30min – DESTAQUE
Entre princesas e príncipes, com Fábio Yabu/Abu Fobiya – Pequeno Teatro


Fábio Yabu é escritor, ilustrador e roteirista. Seus desenhos animados são exibidos nas TVs de mais de 50 países, e seus livros publicados no Brasil e em Portugal. Em 1998, criou uma das primeiras histórias em quadrinhos para Internet do mundo, “Combo Rangers”. Os personagens viraram revistas em quadrinhos e produtos licenciados, conquistando milhares de fãs por todo o Brasil. Sua criação seguinte foi a série de livros e desenhos animados “Princesas do Mar”, em 2004. Hoje, as personagens estão diariamente nas TVs de mais de 50 países, incluindo a TV Cultura e Discovery Kids no Brasil, e contam com mais de 100 produtos licenciados. Na literatura infantil, lançou ainda os livros “Raimundo, Cidadão do Mundo”, adotado pelo Ministério da Educação para escolas públicas de todo o Brasil, e “Apolinário, o Homem-Dicionário”, em parceria com o vencedor do prêmio Jabuti, Daniel Bueno.

Abu Fobiya é um heterônimo de Fábio Yabu, seu lado sombrio, e escreve livros de terror, como Branca de morte e os setes zumbis, Independência ou mortos e Protocolo Bluehand.

19h
“Jaraguá em curtas”: 5 curtas, Pequeno teatro
Lançamento dos cinco curta-metragens do projeto “Jaraguá em curtas”, que busca um novo olhar para a cidade. Os curtas são “A 415”, “Do seu lado”, “No meu apartamento ou no seu”, “Quem decide é o bar” e “Aporia”.

20h
Fantástico Circo teatro de Um Homem Só – Grande Teatro
Palco Giratório Sesc – Cia Rústica (Porto alegre/RS)
No palco-picadeiro, Heinz Limaverde transita por vários tipos do imaginário do circo, como a mulher-barbada, o mágico, a vedete, o cantor, o palhaço; além de expor sua própria persona. Escrito em parceria entre o ator e a diretora Patrícia Fagundes, a dramaturgia serve-se da estrutura polifônica do espetáculo circense, combinando o universal com o pessoal a partir de referências do circo e memórias e experiências do ator. Classificação: a partir de 14 anos.

21h
Encerramento das atividades