Por: Cláudio Costa | 29/12/2015

Lavar toalhas de banho parecer ser a tarefa mais intuitiva e simples do mundo: basta jogar as peças na máquina e deixar que ela faça todo o trabalho sozinha, certo? No entanto, muitos erros podem comprometer o poder de absorção, durabilidade e qualidade do tecido. A personal organizer Ingrid Lisboa garante que quase todo mundo comete pelo menos um deles. Veja quais são:

1 – Excesso de sabão em pó. Isso causa o endurecimento do tecido e não deixa a toalha mais limpa, como se acredita. Use apenas a quantidade indicada pelo fabricante.

1 sabão

2 – Excesso de amaciante. Em grande quantidade, ao invés de amaciar, ele deixa a toalha impermeável, pois é feito à base de uma espécie de “gordura”. Use o recomendado na embalagem.

2 amaciante

3 – Borrifar amaciante na toalha seca. Isso também impermeabiliza o tecido. Se quiser deixar a toalha cheirosa, borrife água perfumada de passar.

3 passar

4 – Deixar de molho. Toalhas de banho nunca devem ser deixadas de molho, pois ficam com cheiro ruim. Para tirar manchas, trate o local específico e depois lave normalmente.

4 molho

5 – Secar no sol. Isso faz com que as fibras fiquem enrugadas e ressecadas, tornando a toalha áspera. O melhor lugar para secar é na sombra.

5 sol

6 – Não usar secadora. Toalhas são pré-lavadas e pré-encolhidas, portanto não irão encolher na secadora e ficarão muito mais macias.

6 secadora

7 – Passar. A toalha de banho de boa qualidade fica áspera ao ser passada a ferro, pois o processo amassa as fibras, reduzindo a maciez natural.

7 passar 2