Por: Gabrielle Figueiredo | 3 anos atrás

Se você só tem o período da manhã para treinar e com isso uma séria dificuldade para sair da cama, não se preocupe: você só precisa criar o hábito de acordar cedo. Parece difícil se acostumar a algo aparentemente negativo para você, mas acredite, com uma forcinha, isso é perfeitamente possível de ser conquistado.

Confira abaixo cinco dicas de como conquistar o hábito de acordar cedo:

Crie uma rotina

Novos hábitos costumam ser muito frágeis, portanto tudo o que você fizer para facilitar será muito bem-vindo. Por exemplo: separe a roupa do treino um dia antes e deixe-a num local fácil, também, tente deixar seu café da manhã já pronto. Isso ajudará a te motivar no dia seguinte, além de fazer com que você economize tempo. Outra boa dica é programar o despertador sempre para o mesmo horário, assim você não corre o risco de se atrasar e desistir do treino.

Não seja radical

Se o começo já é difícil, ele pode ficar ainda pior se você exagerar na motivação. Comece estipulando objetivos pequenos, como conseguir treinar cedo uma vez na semana e vá aumentando gradativamente, até que você adquira o hábito de acordar cedo.

Junte-se a pessoas com o mesmo objetivo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Procure por amigos e parentes com uma rotina e objetivos semelhantes ao seu e junte-se a eles. A companhia de alguém pode ser a motivação que faltava para você continuar. Inscreva-se na mesma academia ou grupo de corrida da pessoa, participe das mesmas provas que ela e tente fazer o máximo de amizades com outros corredores que também treinem pela manhã. Você criará um ambiente positivo que irá incentivá-lo cada vez mais a não querer abandonar esse meio.

Tenha paciência

Não se cobre tanto no início, para não ficar frustrado caso falhe uma ou duas vezes. Lembre-se que a construção de um novo hábito não é feita da noite para o dia. É um processo que leva tempo. Portanto, não se dê como vencido antes do tempo.

Uma coisa de cada vez

Começar a praticar atividade física, perder aqueles quilinhos extras, aprender uma língua estrangeira, fazer um novo curso… Com certeza, você tem mais de uma única meta em mente. Contudo, para que todas deem certo, veja o que é prioridade e deixa as demais para depois. Assim, você evita ficar sobrecarregado e de falhar em todas elas. Algumas metas, como começar a correr e iniciar uma dieta podem ser colocadas em prática juntas, uma vez que uma está relacionada à outra.

Fonte: O2 por minuto