Por: | 8 anos atrás

O diretor geral do evento, o escritor e editor Carlos Henrique Schroeder anunciou as principais novidades e atrações, e ressaltou a importância do evento para o município. O evento é realizado pela Design Editora, Fundação Cultural de Jaraguá do Sul, Secretaria da Educação de Jaraguá do Sul, Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul, SESC Jaraguá do Sul e Secretaria de Desenvolvimento Regional, e tem patrocínio de O correio do povo e apoio da WEG e da Lei de Incentivo a Cultura/MINC.
 “A feira mobiliza milhares de crianças e possibilita o acesso ao livro e a leitura para diversos públicos. E este ano teremos diversas melhorias na infra-estrutura e uma ampliação de 20% na área coberta e 40% na área total” afirmou o diretor.

Acesse http://www.feiradolivro.org/2010/ e conheça a programação completa.

Novidades

Três novidades prometem dar o que falar nesta edição: o cinema 3D, a Biblioteca Móvel Itapemirim e o Café Literário. A magia do cinema invade a Feira do Livro! Um iglu inflável abrigará sessões de “O Planeta Pede Socorro”, um filme que mostra os efeitos da influência que o homem exerce sobre o meio ambiente e a urgência com a qual medidas devem ser tomadas. Tudo com efeitos tridimensionais emocionantes e marcantes.

Já a Biblioteca Móvel Itapemirim trará atividades inusitadas, realizadas dentro e ao redor de um ônibus, e o Café Literário promete ser o ponto de encontro dos leitores. Mas a Maratona de Contos do SESC promete não deixar por menos, e trará os melhores contadores de história do estado, e a Mostra de Cinema “Livro em Cena” exibe livros que viraram filmes e filmes que falam de livros.

Grandes autores

A 4ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul aposta na diversidade e traz autores para todos os gostos e idades. Laurentino Gomes faz a palestra inaugural da 4ª edição, e fala sobre o sucesso de seu livro “1808” (mais de 600.000 exemplares vendidos, prêmio de melhor Livro de Ensaio da Academia Brasileira de Letras e Prêmio Jabuti na categoria de livro-reportagem e de livro do ano de não-ficção), que explica como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil. Uma palestra imperdível sobre a história do Brasil!

No dia 5 é a vez de um dos mais famosos cartunistas do Brasil aterrissar na feira: Mauricio de Sousa, criador da “Turma da Mônica”, “Turma do Chico Bento”, “Turma do Bidu”, “Turma do Penadinho” e da “Turma da Mônica Jovem”.

Ainda no dia 5 o poeta Ricardo Corona apresenta sua performance “Alfabeto Móvel”, que recentemente excursionou pela Europa.

No dia 7 o músico Humberto Gessinger, um dos fundadores da banda Engenheiros do Hawaii, fala sobre os vinte e cinco anos da trajetória da banda e seus dois livros, “Meu pequeno gremista” e “Pra ser sincero”. E no dia 9 a feira recebe o premiado escritor Moacyr Scliar, médico e membro da Academia Brasileira de Letras, com mais de 70 livros publicados e ganhador de três prêmios Jabuti.