Por: João Marcos | 6 anos atrás

Em homenagem ao Dia Mundial do Livro, celebrado no dia 23 de Novembro, a 2ª Semana do Livro e da Leitura é um brinde ao livro e à leitura, e do dia 19 ao dia 25 de novembro várias ações de fomento e difusão, que privilegiam desde os alunos do ensino fundamental e médio, professores, leitores, escritores jaraguaenses e a comunidade em geral, acontecem em diversos bairros da cidade. São sete dias em que o livro e a leitura estarão em pauta na cidade. E toda essa festa acontece nas escolas públicas da cidade, universidades, livrarias, bibliotecas… As escolas abrem suas portas para seu filho mais ilustre: o livro.

Dezenas de turmas de várias escolas municipais e estaduais recebem palestras/workshops com os escritores Charles Zimmermann e Cristiano Moreira, além de Guias de Leitura com o livreiro-divulgador Gelson Bini. E grandes escritores visitam a cidade para espalhar a semente da palavra: Miguel Sanches Neto chega na segunda-feira, Rogério Pereira na terça-feira, Manoel Ricardo de Lima na quinta-feira e Carola Saavedra no sábado. Ponto alto do evento será a distribuição gratuita de centenas de livros, no domingo, 17h, na Praça Ângelo Piazera, no centro da cidade.

Confira a programação do evento após o jump:

Miguel Sanches Neto
Dia:
19 de novembro – 19h30min
Local: E.E.M. ABDON BATISTA – Rua Presidente Epitácio Pessoa, 473 – Centro – Jaraguá do Sul – SC

Miguel Sanches Neto é escritor, professor universitário e doutor em Teoria Literária pela UNICAMP. É autor de Chove sobre minha infância ( Record, 2000), Hóspede secreto ( Record, 2003), Um amor anarquista (2005), A primeira mulher (Record, 2008) e Chá das cinco com o vampiro (Objetiva, 2010).

Rogério Pereira
Dia: 20 de novembro- 19h30min
Local: Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa, Avenida Getúlo Vargas, 245.

Rogério Pereira é diretor da Biblioteca Pública do Paraná, e editor-fundador dos jornais literários Rascunho e Cândido. É cronista do site vidabreve.com.

Manoel Ricardo de Lima
Dia: 22 de novembro- 19h30min
Local: Auditório da Católica SC – Rua dos Imigrantes, 500 – Bairro Rau

Manoel Ricardo de Lima é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-Doutor e Doutor em Teoria Literária pela UFSC. Publicou Quando todos os acidentes acontecem (7Letras, 2010] e Jogo de varetas (7Letras, 2012), dentre outros.

Carola Saavedra
Dia: 24 de novembro – 19h
Local: Teatro SESC de Jaraguá do Sul, 19h (Jorge Czerniewicz, 633)

Carola Saavedra nasceu em Santiago do Chile em 1973, fez mestrado na Alemanha, morou na França e na Espanha. Foi uma das grandes atrações da FLIP 2011 e é autora de Paisagem com dromedário (Companhia das Letras, 2010), Flores azuis (Companhia das Letras, 2008) e Toda Terça (Companhia das Letras, 2007).