Por: Cláudio Costa | 22/12/2015

Star War – O Despertar da Força parece ter fechado 2015 com chave de ouro. Se os fãs da saga correram para as salas de cinema, 2016 também promete arrebatar os cinéfilos de plantão. O Por Acaso foi atrás dos principais lançamentos do próximo ano e traz uma listinha com os 20 filmes que você não pode deixar de assistir em 2016.

A lista tem figuras carimbadas das timelines dos nossos leitores, mas isso não tira a expectativa de quem quer ver filmes como Batman Vs Superman, Capitão América: Guerra Civil, Deadpool ou Os Oito Odiados. Preparem os seus bolsos, porque 2016 promete!

1 – Batman Vs Superman: A Origem da Justiça

1 batiman

Estreia: 24 de Março de 2016.

É verdade, amigos. Não tem para ninguém. Um dos maiores filmes deste ano fugiu para se tornar um dos maiores filmes do ano que vem. Por mais que os outros filmes desta lista despertem nosso interesse, nenhum é tão gigantesco quando o encontro de duas lendas, que transcendem inclusive o fato de terem surgido como personagens de quadrinhos. Superman e Batman são entidades, símbolos, que podem ser qualquer coisa na realidade. É difícil encontrar alguém que não esteja minimamente curioso pelo encontro de duas franquias bilionárias e do duelo mais esperado desde Deus e o Diabo.

2 – Capitão América: Guerra Civil

2 capitão

Estreia: 28 de Abril de 2016.

Também conhecido como Vingadores 2.5, o novo filme do herói da Marvel reunirá grande parte dos seus personagens para um quebra pau homérico. Por mais que Vingadores 2: Era de Ultron tenha deixado bastante a desejar, o terceiro filme do Capitão América será dirigido novamente pelos irmãos Russo, que fizeram um excelente trabalho com O Soldado Invernal (2014), um dos melhores exemplares da casa. O primeiro trailer de “Capitão América: Guerra Civil” levou os fãs ao delírio e pode ser muito mais que os dois filmes de Os Vingadores não foram. É esperar pra ver.

3 – Esquadrão Suicida

3 esquadrão

Estreia: 4 de Agosto de 2015.

Ficou difícil decidir sobre as três primeiras posições da lista. De certa forma, Esquadrão Suicida pode ser considerado o mais interessante. Afinal, nunca tivemos um filme de heróis destinado aos antagonistas, os infames vilões. A proposta única da DC pode servir para reinventar o jogo e gerar novos filmes focados nos maus elementos, até mesmo da rival Marvel. Fora isso, temos o comando do diretor especialista em “pancadões” David Ayer (Marcados Para Morrer e Corações de Ferro), que pode entregar um filme mais cru e visceral.

Quer mais? Temos apenas a atriz mais sexy da atualidade, Margot Robbie, vivendo uma personagem desde já icônica, e que promete roubar a cena: a maluquinha Arlequina. Mais? Um elenco com o astro Will Smith, os ascendentes Joel Kinnaman, Jai Courtney e Cara Delevingne, e a talentosa Viola Davis. Mais? A aparição de Ben Affleck como Batman. Mais? Jared Leto assustador como o insano Coringa. Bem, chega. Mais só vendo o filme que, tenho certeza, guardará inúmeras outras surpresas emocionantes.

4 – Os Oito Odiados

4 odiados

Estreia: 7 de Janeiro de 2016.

Tarantino é uma dos maiores diretores da atualidade. Poucos têm o prestígio de arrastar verdadeiras multidões apenas com a menção de seu nome nos créditos. Não importa o elenco, a história ou o gênero que o cineasta escolhe trabalhar. Tendo seu nome como chamariz, a produção será um sucesso. Gêneros que não costumam apelar ao grande público são completamente transformados em pop sob a lente de Tarantino. Ele exala cultura popular e dá o melhor sentido para a palavra: filmes acessíveis para todos (não apenas para meia dúzia de pseudointelectuais) com qualidade. Com Os Oito Odiados, Tarantino revisita o faroeste, criando algo totalmente diferente de Django Livre – mais semelhante inclusive a Cães de Aluguel.

5 – Deadpool

5 deadpool

Estreia: 11 de Fevereiro de 2016.

Ryan Reynolds apostou todas as suas fichas (em parte para limpar a sujeira feita em Origens Wolverine) e por enquanto a coisa parece maravilhosa. Um filme impróprio, de censura alta, mirado a uma fatia específica do público (até parece que os menores não irão arranjar um jeito de entrar nos cinemas para assistir). Violento, erótico e desbocado, Deadpool é o filme sobre o mercenário tagarela sarcástico e vítima de câncer. Num ano recheado de filmes de super-heróis (para variar), Deadpool corre o risco de ser o mais legal.

6 – As Caça-Fantasmas

6 caça

Estreia: 14 de Julho de 2016.

Sei que este item causará muita polêmica, mas vamos com calma. Vamos por partes. Primeiro, Os Caça-Fantasmas (1984) é um dos filmes mais legais de todos os tempos. Ponto. Embora a continuação não tenha sido propriamente satisfatória (apesar de ainda funcionar em variados quesitos), o desejo por um novo filme vinha se alongando por décadas. Bem, ele finalmente está aqui. E se não era bem o esperado, tenho certeza de que irá minimamente satisfazer. Em segundo lugar, precisamos levar em conta o diretor do longa, Paul Feig, um especialista em comédias femininas, com sucessos como Missão Madrinha de Casamento (2011) e A Espiã que Sabia de Menos (2014) no currículo, e um fã assumido do original. O cuidado de Feig com os detalhes na produção dá ânimo e o filme tem tudo para ser um digno descendente do original.

7 – X-Men: Apocalypse

7 x

Estreia: 19 de Maio de 2016.

A franquia dos heróis mutantes da Fox é formada de altos e baixos. Começou com dois filmes muito bons (o segundo superando o primeiro), seguiu para um terceiro mediano e um quarto (o primeiro filme solo do Wolverine) bem abaixo da média. A ideia do reboot (de certa forma) trouxe novo fôlego, com os elogiados Primeira Classe (2011) e Dias de um Futuro Esquecido (2014). Este último resgatou inclusive o diretor dos originais, Bryan Singer. Mas a verdade é que ainda falta algo, e particularmente não coloco esses últimos filmes num pedestal como a maioria. A quantidade de personagens em cena e certa falta de foco torna tudo um tanto desorganizado. Aqui, finalmente veremos introduzido um dos maiores vilões do cânone dos heróis, o imortal Apocalypse (interpretado pelo talentoso Oscar Isaac). Estamos na torcida por um foco maior em bons personagens, que nunca tiveram muita chance na franquia, vide Tempestade e Ciclope.

 

8 – Procurando Dory

8 dory

Estreia: 30 de Junho de 2016.

Procurando Nemo (2003) é uma das animações mais queridas de todos os tempos, e um dos maiores sucessos do estúdio Pixar. Uma continuação era basicamente exigida pelos fãs (e pela atriz e apresentadora Ellen DeGeneres, que cedeu a voz para a esquecida Dory). Agora, treze anos depois, finalmente chega Procurando Dory, a sequência justamente focada na peixinha azul que roubou a cena no filme original. As prévias até o momento não revelaram muito. Mas será que alguém realmente duvida que o filme será algo menos que especial?

9 – O Regresso

9 regresso

Estreia: 4 de Fevereiro de 2016.

Existem diretores que surgem para se tornar estrelas, tomando o lugar dos astros de seus filmes nos holofotes. O mexicano Alejandro Gonzáles Iñárritu recai justamente em tal categoria. Seus quatro primeiros filmes (Amores Brutos, 21 Gramas, Babel e Biutiful) já haviam lhe rendido prestígio e status cult, mas foi com o fenomenal Birdman (ainda o melhor filme deste ano), que o cineasta subiu para outro patamar. Hoje, Iñárritu consegue chamar atenção até no comando de um comercial de pasta de dente. Bem, garanto que o que entrega em O Regresso está bem longe disso. O trailer é de tirar o fôlego, mesmo sem diálogos. A trama apresenta uma história de sobrevivência no estilo homem versus natureza. De quebra, dois dos melhores atores da atualidade são os protagonistas, Leonardo DiCaprio e Tom Hardy.

10 – Animais Fantásticos e Onde Habitam

10 animais

Estreia: 17 de Novembro de 2016.

A série Harry Potter no cinema acabou em 2011. Mas se você acha que a Warner e a criadora J.K. Rowling iriam parar de tirar leite dessa vaca, está muito enganado. Passado no mesmo universo, este prelúdio de 70 anos apresenta Newt Scamander (o oscarizado Eddie Redmayne) como protagonista. Novos perigos, novos feitiços, novos personagens, novos vilões e, espera-se, a mesma magia. A direção é do mesmo David Yates (atarefado em 2016 no comando de duas grandes produções – além desta, o citado Tarzan) e no elenco Katherine Waterston, Colin Farrell, Samantha Morton, Jon Voight, Ron Pearlman e Ezra Miller.

11 – As Tartarugas Ninja 2

11 tarta

Estreia: 16 de Junho de 2016.

A sequência de As Tartarugas Ninja promete, pois conta com Bebop e Rocksteady como os vilões principais. Apesar de ainda não contar com muitos detalhes, é certo que Megan Fox (April O’Neil) e Will Arnett (Vernon Fenwick) retornam ao elenco. O filme contará com participações dos jogadores da NBA DeAndre Jordan, J.J. Redick, Matt Barnes, Austin Rivers e Spencer Hawes, e da modelo brasileira Alessandra Ambrósio.

12 – Independence Day 2

12 inde

Estreia: 23 de Junho de 2016.

O ano era 1996 e os efeitos especiais não eram uma constante. Poucos filmes haviam produzido algo em nível espetacular (Exterminador 2, Jurassic Park, Twister). Independence Day chegava com a invasão alienígena mais realística e assustadora (em matéria de escala) que o cinema já havia visto – de quebra explodindo a Casa Branca e sendo aplaudido por isso. Corta para vinte anos depois, numa época em que até mesmo um adolescente cria, em seu quarto, bons efeitos para a internet. Ou seja, o chamariz desta vez precisa ser outro. A única coisa que sabemos neste ponto é que se trata de uma nova invasão e que Will Smith não estará no filme. Jeff Golblum e Bill Pullman, no entanto, retornam. E o elenco é reforçado com Liam Hemsworth, a gracinha Maika Monroe (Corrente do Mal) e a cult Charlotte Gainsbourg (por falar em escalação inusitada).

13 – Snoopy & Charlie Brown: Peanuts, O Filme

13 snoopy

Estreia: 14 de Janeiro de 2016.

Se fofura fosse um filme, seria Snoopy & Charlie Brown. Baseado nas historinhas homônimas de Charles M. Schultz, Peanuts é o retrato de uma época, na qual as crianças brincavam nas ruas e tinham desejos simples. O mais legal de tudo é que apesar da abordagem gráfica ser outra, com uma animação computadorizada em 3D, a ideia permanece a mesma, sem informática, celulares ou qualquer mídia social. A socialização ocorre de forma real e cara a cara. É nostalgia pura.

14 – Invocação do Mal 2

14 invo

Estreia: 9 de Junho de 2016.

O que acontece quando um filme vai bem em Hollywood? Uma sequência é confeccionada. Com filmes de terror isto é uma regra. O entusiasmo é grande para reencontrar o casal de investigadores paranormais Ed (Patrick Wilson) e Lorraine (Vera Farmiga) Warren. Até mesmo o diretor do original, James Wan, está de volta. Mesmo que na maioria dos casos, em especial no gênero do terror, a sequência nunca seja satisfatória, é preciso lembrar que a outra franquia de horror do cineasta vai muito bem, obrigado. Se possuir a metade da disposição do original, todos estarão satisfeitos.

15 – Creed: Nascido para Lutar

15 nascido

Estreia: 14 de Janeiro de 2016.

Por falar em produções icônicas, teremos o retorno de um verdadeiro ídolo: Rocky Balboa. Um dos personagens mais conhecidos da história do cinema, que começou a carreira lá atrás, quando muitos de vocês sequer sonhavam em nascer (1976 para ser mais preciso), está de volta. Esta, no entanto, não é mais uma luta do “garanhão italiano”, tampouco um filme seu. Na verdade, trata-se de um derivado, focando na história de Adonis Johnson (Michael B. Jordan), filho de Apollo Creed, o maior rival de Rocky. Stallone e seu personagem são apenas coadjuvantes. As apostas são que Creed remeta ao filme original do boxeador, muito mais um drama do que um veículo de ação. Para tanto, Jordan reencontra o diretor Ryan Coogler, do elogiado Fruitvale Station: A Última Parada.

16 – O Caçador e a Rainha do Gelo

16 caçador

Estreia: 21 de Abril de 2016.

Continuação do sucesso Branca de Neve e o Caçador, protagonizado por Kristen Stewart. Desta vez, no entanto, a jovem estrela não está no longa, devido à polêmica com os “pegas” no diretor Rupert Sanders, que também foi afastado da sequência. Muitos agradecem. Seja como for, Charlize Theron, que havia roubado a cena em 2012, está de volta na pele da (deliciosamente) exagerada Rainha Ravenna e Chris Hemsworth ganha os holofotes na pele do Caçador (agora o protagonista do filme). Não bastasse isso, ainda temos duas das estrelas mais quentes da atualidade enaltecendo o projeto: Jessica Chastain e Emily Blunt – recém saída do sucesso de público No Limite do Amanhã e do sucesso de crítica Sicario: Terra de Ninguém. Será um verdadeiro duelo de beldades.

17 – Mogli: O Menino Lobo

17 mogli

Estreia: 14 de Abril de 2016.

Mogli: O Menino Lobo é mais uma adaptação em live action dos livros de Rudyard Kipling, escritos em 1894, e imortalizados por uma animação tradicional da Disney de 1967. Os chamarizes desta versão: Jon Favreau (Homem de Ferro) como diretor e as vozes de famosos como Scarlett Johnasson, Bill Murray, Idris Elba e Lupita Nyong´o, dublando os animais. Tarzan também adapta um livro clássico (de Edgar Rice Burroughs) passado na selva, em versão live action. A direção é de David Yates (Harry Potter) e no elenco chamam atenção Christoph Waltz, Samuel L. Jackson e a musa do momento, Margot Robbie.

18 – Bourne 5

Estreia: sem previsão.

Matt Damon se tornou um herói de ação com A Identidade Bourne (2002), baseado no livro de Robert Ludlum, sobre um espião desmemoriado. O que chamou atenção foram as sequências de luta e ação extremamente realistas. Tanto que se tornaram referência no gênero, moldando inclusive marcas muito mais antigas, como 007. Dois filmes depois (A Supremacia Boune e O Ultimato Boune) e Damon atingia o auge da popularidade ao lado do protagonista Bourne. Sem o ator, a série deu uma estremecida com O Legado Bourne, protagonizada por Jeremy Renner. Agora, Damon volta (mesmo após anunciada sua aposentadoria da franquia) num dos filmes mais misteriosos do ano. É esperar para ver.

19 – Alice Através do Espelho

19

Estreia: 26 de Maio de 2016.

Muita gente não gostou de Alice no País das Maravilhas (2010). No entanto, a produção de Tim Burton foi um enorme sucesso junto ao público, em especial com as crianças e adolescentes. A continuação é igualmente baseada num dos contos de Lewis Carroll e como ponto a favor traz de volta todo o elenco do original, como Mia Wasikowska (Alice), Johnny Depp (Chapeleiro Louco), Anne Hathaway (Rainha Branca) e Helena Bonham Carter (Rainha Vermelha) – que promete roubar o show de novo. Burton, desta vez, atua apenas como produtor.

20 – Steve Jobs

20 jobs

Estreia: 14 de Janeiro de 2016.

A história do gênio Steve Jobs não poderia ficar de fora dessa lista. A história se passa nos bastidores da revolução digital e traz um olhar íntimo sobre o brilhante fundador da Apple. Dirigido pelo vencedor do Oscar Danny Boyle (Quem Quer Ser Um Milionário?), o elenco é protagonizado por Michael Fassbender (X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, Prometheus) . O filme ainda conta com a estrela Kate Winslet como Joanna Hoffman, ex-executiva de marketing da Macintosh; Seth Rogen como Steve Wozniak, co-fundador da Apple; Jeff Daniels como John Sculley, ex-CEO da Apple.

Fonte: Cinepop