Por: João Marcos | 20/09/2012

Neste mês acontece a maior festa popular do Rio Grande do Sul, as comemorações da Revolução Farroupilha que foi o mais longo e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis brasileiros. O evento tem por objetivo relembrar a Guerra dos Farrapos contra o Império de 1835 a 1845. Após dez anos de batalhas, com as tropas já muito desgastadas, os farrapos aceitam negociar a paz.  Em fevereiro de 1845 é então selada a paz em Poncho Verde, conduzida pelo general Luís Alves de Lima e Silva. Muitas das reivindicações dos gaúchos foram atendidas e a paz voltou a reinar no Brasil.

A cada 20 de setembro, o gaúcho reafirma o orgulho de suas origens e o amor por sua terra.

É com esse intuito de difundir essa cultura tão rica também aqui em Jaraguá e região, que o Curso de Danças Fronteira da Lealdade promove neste domingo dia 23 de Setembro o 5⁰ Carreteiro da Integração em Comemoração a Semana Farroupilha nas dependências da Recreativa Breithaupt.

Iniciando às 8:00h com a mateada, sendo a erva mate a vontade para todos, seguida da roda de gaita, com participação livre aos presentes. Os ingressos antecipados ao valor de R$ 15,00 poderão ser adquiridos no Posto Cidade Matriz, Loja Ramire, Peggau Compensados e Casa Campeira.