Por: Ricardo Daniel Treis | 8 anos atrás

@JailsonAngeli, da FM 105, twittou hoje cedo:

Em 1a votação, Câmara de Jaraguá aprova aumento para 19 o número de vereadores para a próxima legislatura.

Galera que desde a notícia da proposta já estava de orelha em pé agora se manifesta, e divulga link para abaixo-assinado. “Não ao aumento do número de vereadores em Jaraguá do Sul“, está online, clique para acesso.


Vale porém, antes de qualquer ação, inteirar-se mais dos fatos. Comentário deixado pelo leitor Fábio Silva na caixa de comentários ontem é bem relevante e merece atenção. Segue parcial:

(…)Sobre os gastos, a prefeitura é OBRIGADA POR LEI a repassar uma quantia do orçamento anual para a manutenção das atividades da câmara municipal. Se ela tem 5 ou 50 vereadores não interessa, o valor é fixo. Então… a justificativa de que vai ter aumento de gastos não é verdadeira.
Quando a câmara de vereadores não utiliza todo esse dinheiro que a prefeitura repassa a ela POR LEI, a câmara devolve esse dinheiro para a prefeitura e DIRECIONA a aplicação desses recursos. Com o aumento do número de vereadores, o que pode acontecer é que diminua essa sobra que a câmara devolve para a prefeitura, o que NÃO SIGNIFICA AUMENTO DE GASTOS.
Sinceramente, numa cidade de 532Km², onde 32 bairros ocupam apenas 1/5 desse território, a população urbana conta com 130.000 habitantes e a população rural com outros 12.000, 11 vereadores é pouco.
Tem muitas pessoas que questionam a qualidade dos serviços dos vereadores. Essas mesmas pessoas tem que pensar que os vereadores não foram parar lá por acaso, eles foram ELEITOS para isso, A POPULAÇÃO COLOCOU ELES LÁ.(…)