Por: Max Pires | 7 anos atrás

O compromisso da comunidade com a destinação adequada de produtos eletroeletrônicos e de informática sem uso está dando destaque a Jaraguá do Sul na campanha Recicla CDL, idealizada pela Federação Lojista de Santa Catarina.

Com apoio da FUJAMA – Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente, a Câmara de Dirigentes Lojistas já contabiliza o recolhimento de mais de 15 toneladas de itens diversos de lixo tecnológico, depositados pela população nas caixas coletoras e posteriormente repassados a empresas especializadas na reciclagem e destinação final das sucatas.

Na terça-feira, dia 27, a Câmara de Dirigentes Lojistas encaminhou o terceiro lote de produtos descartados por empresas e pessoas nos 21 pontos de coleta distribuídos pela cidade. Desta vez, foram enviados para a reciclagem 4.880 quilos de materiais diversos. “É um resultado muito positivo se considerarmos que esse volume foi obtido em apenas 20 dias da carga anterior. O que demonstra que a campanha foi plenamente aceita pela comunidade e incorporada como um hábito saudável, de compromisso com o meio ambiente”, comenta o presidente da CDL, Wanderlei Passold.

Graças a este envolvimento, elogia Passold, Jaraguá do Sul vem registrando o melhor desempenho da campanha no Estado. Desde que a campanha foi lançada em abril, já foram despachadas para reciclagem três cargas de 4,6, 5,5 e 4,8 toneladas. “A meta é ampliar ainda mais o trabalho. Estamos com vários locais de coleta em todo o município, para facilitar a entrega destes materiais”, informa o presidente da CDL. As caixas de papelão serão substituídas por produto com material mais resistente, doado pela empresa Malwee Malhas, que também aderiu à campanha com a instalação de pontos de coleta na sua unidade fabril e no Parque Malwee.

A CDL destaca ainda a valiosa participação da FUJAMA, que vem dando apoio logístico para a campanha, que tem como ponto de armazenamento do material a Arena Jaraguá. De lá, todo o material passa por uma triagem e separação de tipos de itens na CERETEC – Centro de Reciclagem Tecnológica, de Joinville, e depois segue para a empresa COMPUCICLADO, de Florianópolis, onde é feita a descontaminação, desmonte e reciclagem.

A CDL lembra que podem ser entregues nos pontos de coletas materiais como CPUs, monitores, mouses, teclados, impressoras, placas eletrônicas, processadores, no-breaks, estabilizadores, periféricos em geral, aparelhos celulares e baterias de celulares, entre outros itens.Empresas ou pessoas interessadas em fazer a doação de produtos para a campanha podem obter mais informações junto à CDL pelo telefone (47) 3275-7070.

Locais para entrega de materiais: CDL (Centro Empresarial, rua Octaviano Lombardi, ao lado do Centro Cultural da SCAR), Posto Marcolla (Bairro Água Verde), Supermercados Breithaupt (Marechal e Bairro Rio Cerro), Rádio Studio (Centro), Shopping Center Breithaupt (Centro), UNIMED (Centro), Marangoni Celulares (Centro), Supermercado Figueira (Bairros Ilha da Figueira e Chico de Paulo), Materiais de Construção Amizade (Bairros Cznierwicz/Amizade), Supermercado Olamar (Bairro Jaraguá Esquerdo), Supermercado Bertoli (Bairro Nereu Ramos), Materiais de Construção Santos (Bairro Rio da Luz), Posto Mime (Bairro Tifa Martins), Monteiro Auto Center (Bairro Vieira), Valtec Informática (Bairro Vila Lalau), Supermercado Lili (Bairro Vila Lenzi), Rádio Brasil Novo (Bairro Vila Nova), Parque Malwee e Malwee Malhas (Bairro Rio Cerro).