Por: Tita Pretti | 4 anos atrás

05_05-48

“Bota na geladeira para não estragar”. A máxima materna reproduzida geração após geração condicionou nosso comportamento no que se refere ao armazenamento de alimentos. Entretanto, a afirmação não é válida para todos os tipos de alimentos.

– Muitos alimentos devem ser armazenados em temperatura ambiente, pois a refrigeração acelera a decomposição. Em alguns casos, o frio interrompe o processo de amadurecimento – afirma a nutricionista Olívia Reis.

Confira a lista:

1. Tomate

Um erro que a maioria de nós comete é colocá-lo na geladeira. O tomate é um fruto e isso faz com que ele não responda bem ao frio. A refrigeração faz com que ele se deteriore mais rapidamente e perca o seu sabor natural. Devem ser colocados de cabeça para baixo numa fruteira ou cesta.

2. Mel

É um alimento natural que praticamente não estraga se acondicionado em local arejado. Na geladeira, ele engrossa e cristaliza.

3. Manjericão

O aromático tempero gosta de ambientes e não deve ir à geladeira. A maneira correta de armazenamento é cortar seus galhos em diagonal e conservá-los em um copo com água (troque a cada dia ou dois), longe do sol, envolvendo-os em um plástico para mantê-los úmidos.

4. Pão

O pão fatiado resseca mais rápido em ambiente gelado. O recomendado é consumi-lo em até quatro dias. Se quiser armazenar o alimento que não será comido imediatamente, o ideal é congelá-lo.

5. Cebolas

Se armazenadas na geladeira, as cebolas apodrecerão mais rápido. O alimento deve ser mantido num ambiente fresco, seco e escuro. Se forem descascadas e cortadas, podem ser colocadas na geladeira dentro de um recipiente fechado.

6. Azeite e óleos

Óleos ou azeites não precisam ser guardados em ambiente refrigerado pois eles ficam espessos, turvos e com aspecto amanteigado. O recomendado é armazená-los em local fresco e ambientes escuros.

7. Alho

O alho também precisa de ventilação. Além do quê, a geladeira pode tirar um pouco do sabor e causar mofo. Guarde-o solto, em ar fresco, e o alho vai durar dois meses tranquilamente. Quando estiver picado, pode ir para a geladeira, mas coma-o assim que possível.

8. Abacates

Se comprar abacates verdes e quiser que ele amadureça não coloque na geladeira, pois isso retarda o processo, agora se seu abacate esta maduro e você não pretende usa-lo logo, coloque na geladeira para ter a chance de aproveitar ele mais tarde.

9. Batatas

Comuns, doces ou similares, batatas não devem ser colocadas na geladeira porque o amido se transforma em açúcar e muda não só o sabor, mas a cor e a textura. Um local fresco, arejado e escuro é ideal, como um saco de papel aberto dentro da despensa.

10. Pimenta

Aberto ou fechado, o vidrinho de pimenta em conserva tem que ficar fora do refrigerador. É um alimento que dura até três anos sem porque possui ingredientes que o conservam, como vinagre e azeite.

11. Café

O café em pó deve ser colocado em recipientes hermeticamente fechados (que não entrem ar) dentro da despensa. A geladeira cria condensação, que afeta o sabor. O coador de café, sim, pode ser colocado no refrigerador, como muitos costumam fazer.

12. Melões e melancias

Pesquisas recentes descobriram que deixar essas frutas em temperatura ambiente ajuda a manter antioxidantes intactos. Depois de cortadas, vão para a geladeira por até quatro dias.

Via GQ Brasil e HypeScience.