Por: Sistema Por Acaso | 18/07/2014

Esp_TRAB_Etiq_02

No trabalho, frases ou expressões usadas na hora errada podem prejudicar a imagem de um profissional, consequentemente dando aquela arranhada na carreira. Mesmo um pequeno comentário feito durante o almoço pode ser usado para determinar caráter, de acordo com um artigo publicado na seção de carreiras do site norte americano “Business Insider”.

Nas palavras de Sylvia Ann Hewlett, autora do livro “Executive Presence: The missing link between merit and sucess” (Presença executiva: O elo perdido entre mérito e sucesso, em tradução livre), existem três fatores que definem se o profissional tem ou não potencial para ser um líder: Como ele age, como se parece e como fala.

“Cada encontro verbal é uma oportunidade vital para criar e nutrir uma impressão positiva”, afirma Sylvia. Mas como nem tudo são flores, algumas frases podem acabar com o profissionalismo. Confira 11 frases que não devem sair da boca de ninguém quando estiver no ambiente de trabalho:

 1- “Será que isso faz sentido?”

Nem sempre sabemos quando estamos sendo entendidos, perguntar isso vai passar a impressão de que nem você mesmo entendeu sua ideia. Ao invés disso, pergunte “Quais são as suas ideias?”

 2- “Isso não é justo”

Reclamar de injustiça não vai te ajudar em nada. Evite essa frase, mostre proatividade e em vez de reclamar, resolva o problema sem se lamentar.

 3- “Eu não tive tempo”

Pedir um prazo maior para finalizar uma tarefa é uma boa alternativa. Dar uma resposta que não vai resolver o problema, não.

 4- “Apenas” ou “só”

Usar essas palavras para encher frases pode não parecer algo muito importante,  mas dá a impressão de que você está sempre na defensiva. Falar com um pouco de autoridade não é um problema.

 5- “Mandei e-mail há uma semana”

Se não responderem uma mensagem, a obrigação de correr atrás e certificar-se de que a informação foi repassada e assimilada é sua.  Quem mostra proatividade e se faz ser ouvido está vários passos a frente de quem espera que o outro leve a culpa.

 6- “Eu odeio ou acho chato”

Se existe algo que definitivamente não tem vez no ambiente de trabalho, é o insulto, principalmente quando são dirigidos a alguém em específico ou a uma prática da empresa. Quem faz esse tipo de coisa fica tachado de juvenil e imaturo.

 7- “Não é minha responsabilidade”

Mesmo se não for algo que você, especificamente, deva fazer, não vai cair o braço se ajudar. Fazer isso mostra disposição para trabalhar em equipe e prova que você não tem medo de enfrentar novos desafios.

 8- “Você deveria ter…”

Dar novas soluções é mais produtivo que apontar falhas ou problemas. Não diga o que seu colega poderia ter feito, seja positivo! Dê dicas que o ajudem a fazer melhor no futuro.

 9- “Posso estar errado, mas…”

Jamais reduza a importância do que fala. Sempre apresente suas ideias esperando contribuir.

 10- “Desculpe, mas…”

Não se desculpe por algo que for dizer, menos ainda se for de forma irônica. Essa expressão passa a imagem de um profissional “automaticamente” irritante.

 11- “Na verdade…”

Começar uma frase usando essas palavras coloca uma certa distância entre as pessoas, insinuando que o ouvinte está , de alguma forma, errado.