Por: Ricardo Daniel Treis | 6 anos atrás

Tá pensando na carreira e não quer ser apenas mais um por aí? Olha esse levantamento feito pela consultoria EXEC para a revista EXAME, listando o crème de la crème das raridades no mercado. Cliquem nos links para continuar lendo os detalhes.

1º – Engenheiros e técnicos para Upstream
A cadeia produtiva de óleo e gás, como um todo, vive um cenário de descompasso entre oferta e procura por profissionais. Mas, de acordo com o levantamento da EXEC, encontrar mão de obra especializada para a atuação nos poços de petróleo é ainda mais difícil. (mais)

2º – Gerentes e diretores de incorporação com foco na captação de terrenos
A expansão do mercado imobiliário se, por um lado, tornou mais robustos os cofres das incorporadoras, por outro, tornou a disponibilidade de espaços para novas construções ainda mais diminuta. Por isso, para encontrar esses locais é preciso um olhar clínico e muita experiência. (mais)

3º – Gerentes e engenheiros de obras
Para os projetos de geração de energia, o gargalo está no nível de especialização que esta missão requer. De acordo com Rodrigo Forte, sócio-diretor da EXEC, dois tipos de profissionais são requeridos, porém raramente encontrados para esses megaempreendimentos. Um deles é o engenheiro civil com experiência em grandes obras. O outro, o engenheiro mecânico, que tem a missão de instalar turbinas, geradores e todos os outros elementos para a geração e distribuição de energia. (mais)

4º – Gerentes agrícolas
A chegada de empresas multinacionais ao mercado sucroalcooleiro no Brasil deu um chacoalhão nas usinas tupiniquins. Até então, as empresas do setor eram formatadas em modelos de gestão tipicamente familiares. Com o novo cenário, tiveram que se profissionalizar. E os gerentes agrícolas ganharam um papel de destaque nesta nova fase. (mais)

5º – Gerentes de planejamento tributário (impostos indiretos)
Diante de uma das cargas tributárias mais complexas do mundo, as multinacionais que acabam de desembarcar no Brasil estão, literalmente, à caça de profissionais especializados em planejamento tributário que saibam tudo sobre impostos indiretos. (mais)

6º – Gerentes de planejamento tributário: planejamento internacional outbound
Mais e mais companhias nacionais estão desembarcando operações em outros países. “Do ponto de vista tributário, as companhias precisam saber como constituir essas novas operações de modo a economizar impostos”, diz Altona. Por isso, cresce a demanda por profissionais especializados em planejamento tributário que saibam tudo sobre as peculiaridades do sistema tributário dos países destino. (mais)

7º – Tecnologia: Gerentes de vendas para América Latina
Nos últimos anos, o Brasil virou a sede de muitas empresas com operação na América Latina. “Isso é muito visível na indústria de tecnologia, mas há poucos executivos que tenham uma real experiência no desenvolvimento de negócios para a América Latina”. (mais)

8º – Engenheiros especializados em cloud computing
Os tempos mudaram (na velocidade da luz) e, hoje, engenheiros que saibam desenvolver aplicativos para dispositivos móveis e para a nuvem estão mais do que em alta no mercado. (mais)

9º – Tecnologia: Gerentes de Serviços
Cada vez mais a tecnologia é uma commodity e os vendedores precisam estar preparados para vender não só o produto, mas a solução como um todo. (mais)

10º – Educação/Editorial: Gerentes de vendas
“O mercado de educação cresce muito no Brasil. Há empresas estrangeiras comprando universidades e o governo que, bem ou mal, cada vez mais cria programas para investir em educação”, diz Altona. “É um mundo de oportunidades”. (mais)