Por: Sistema Por Acaso | 3 anos atrás

Filiais de grandes redes nacionais e regionais tiveram destaque na cidade antes de fecharem as portas.

Relembre abaixo algumas destas lojas.

Casas Pernambucanas – a tradicional lojade tecidos e armarinhos fundada pela família Lundgren, de imigrantes suecos em, claro, Pernambuco, ocupava o imóvel onde funcionam as Lojas Colombo. Com o fatiamento da rede em clãs familiares, a rede foi diminuindo suas filiais.

1 – Casas Pernambucanas – a tradicional loja de tecidos e armarinhos fundada pela família Lundgren, de imigrantes suecos em, claro, Pernambuco, ocupava o imóvel onde funcionam as Lojas Colombo. Com o fatiamento da rede em clãs familiares, a rede foi diminuindo suas filiais.

riachuelo

2- Supermercados Riachuelo – fundado pela família Bencz, de Joinville, foi um importante nome do varejo supermercadista, funcionando no prédio onde hoje fica a loja Millium, na avenida Getúlio Vargas, ao lado do INSS. A empresa fechou em meio a disputas familiares.

hermes5

3 – Hermes Macedo – Uma das maiores redes varejistas do Brasil, que em seu auge teve 285 lojas. Em Jaraguá do Sul ocupava dois imóveis, um na Marechal Deodoro, onde funciona a loja Center Som e outras lojas, e outra, para o setor automotivo, na rua Domingos da Nova, no estacionamento da Igreja Universal. Faliu após o Plano Colllor e por disputas familiares.

Casa Supermercado Vitória

4 – Supermercado Vitória – Com sede em Itajaí, o comércio fundado pelo comendador Sídio Sandri prosperou em Jaraguá do Sul até fechar, com a família dividida em disputas familiares.

tottal

5 – Lojas Tottal – do grupo Gazziotin, funcionava na rua Procópio Gomes de Olveira, ao lado do massagista Ferrari. Era conhecida pelo lema Tottal é total porque tem tudo.

prosdocimo

6 – Lojas Prosdócimo – com sede em Curitiba, foi uma grande rede conhecida por propagandas dinâmicas. Uma delas tinha o jingle “Verão Prosdócimo salte de cabeça você vai sentir, porque é bom comprar na Prosdócimo”.  Em meio a dificuldades, foi vendida para a Arapuã. Funcionava em imóvel onde hoje se situa o Shopping Fall.

arapua

7 – Arapuã – da Família Simeira Jacob, de São Paulo, funcionou em Jaraguá do Sul no imóvel anteriormente ocupado pela Prosdócimo.  Foi a maior varejista de eletrodomésticos do Brasil.

sesi

8 – Supermercados Sesi – funcionou onde posteriormente a rede Breithaupt instalou sua loja de máquinas e ferramentas, ao lado da antiga boate Notre Dame e onde agora está sendo feita a expansão do Jaraguá Park Shopping. Também existia o Sesi da Rio Branco que com a desativação teve seu imóvel adquirido pelo Angeloni.

disapel

9 – Disapel – Disapel, a mais simpática. As propagandas eram marcantes pelo estilo meio escrachado: estante leleca, na Disapel, um beija-flor de entrada (um real).

supermercado_breithaupt_reinoldo_super2_jaragua_do_sul_sc

10 – Supermercados Breithaupt – Bom, isso é recente. As unidades foram compradas pela rede Cooper, de Blumenau. Mas ainda parece que estamos entrando na casa de nossa vó e tem outra família morando lá.