Por: João Marcos | 5 anos atrás

Bom, ontem eu consegui a resposta – temporária – que logo caiu por terra, falando sobre quantas fases tem o Candy Crush Saga. Mas hoje vamos para algo mais sério, como por exemplo:

Qual dos braços da poltrona do cinema é o do seu lugar?

Bom, isso depende de onde você senta. Caso você esteja em um dos cantos da fileira, sempre haverá ao menos um braço totalmente “seu”. Já nos outros assentos, a situação é bem diferente.

foto_cadeiras

O braço que deveria ser da sua cadeira pode ser tanto o direito quanto o esquerdo, de acordo com o ponto de referência. Se começarmos do canto esquerdo, todos os braços desse lado serão dos assentos à direita e vice-versa.

Mas invariavelmente, um sempre sobrará: o penúltimo braço da fileira antes do canto oposto de onde você começou. Não importa que tipo de organização seja feita, ele sempre vai estar lá. E a qual poltrona pertence esse último braço? Essa é uma pergunta que jamais será respondida – obrigado por nada João. Denada.

Essa aqui sempre me deixou na dúvida: por que diabos, os kamikazes usavam capacetes?

8057866613013561

Essa é até uma questão óbvia de se responder, a ideia de usar um equipamento de segurança como esses pode parecer bastante estúpida quando se está indo em direção à morte. Mas a resposta para isso é bastante simples: o capacete nunca esteve ali para protegê-los do ataque suicida, e sim para mantê-los vivos até que seu objetivo fosse cumprido.

Imagine-se no lugar de um kamikaze. Você está voando com seu avião em rota de colisão com uma base militar. Obviamente, serão muitos aqueles que vão tentar detê-lo, lançando tudo que podem contra você. Sem o capacete, um único disparo que atingisse sua cabeça seria morte certa. Já com ele… bem, a morte ainda seria certa, mas pelo menos você conseguiria chegar ao seu alvo antes disso.

Outra que com toda certeza você vive se perguntando, por que a fila do lado, sempre parece andar mais rápido que a sua?

Porque provavelmente ela está realmente andando mais rápido. E as chances ficam cada vez maiores para cada fila adicionada à equação.

carros

Novamente, vamos apelar para as estatísticas: as chances de você estar na fila mais veloz são de 50%, quando há apenas duas delas. Agora, ao adicionar mais uma, as chances não caem para 33%, mas sim para aproximadamente 16%.

Isso porque, enquanto antes você podia estar ou na “mais rápida” ou na “mais lenta”, agora cada uma delas pode ser a “primeira mais rápida”, a “segunda mais rápida” ou a “mais lenta”, o que aumenta consideravelmente o número de possibilidades. Agora, tente calcular as chances de a sua fila ser a mais rápida em um mercado com dez caixas. É de dar nó na cabeça de qualquer um.

Por que apertamos o controle remoto com mais força, quando a pilha está fraca?

8057866613014044

 

Por puro efeito psicológico. A ideia é que quanto mais apertamos, maiores são as chances do controle nos obedecer. É a mesma lógica que alguns aplicam aos pobres botões do elevador. Mas, obviamente, a ação (ou a velocidade desta) correspondente ao botão não é alterada, não importa o quão forte ou quantas vezes você o aperte.

Agora uma que simplesmente não tem explicação, se a ciência consegue desvendar até os mistérios do DNA, porque ninguém descobriu ainda a fórmula da Coca-Cola?

Muitos pensam que a fórmula da Coca-Cola é um segredo completo, mas não é bem assim. Para saber os ingredientes usados no refrigerante, tudo que você precisa fazer é olhar no rótulo da garrafa.

caca

Porém, isso não quer dizer que você saberá como replicar a fórmula, da mesma forma que uma pessoa não consegue preparar um bolo apenas com a lista de ingredientes. Faltam duas informações vitais: a quantidade de ingredientes que devem ser usados e o modo de preparo.

Agora, vamos supor que estamos falando de uma empresa com montes de dinheiro e tempo para fazer testes até encontrar a “resposta” certa. Ela provavelmente poderia descobrir o segredo, mas certamente nunca tentaria, porque a Coca-Cola teve sua fórmula patenteada, o que poderia resultar em processos bilionários para quem conseguisse descobri-la.

Coisa linda hein?

Via Tech