Do mudo ao 3D: a linha do tempo dos cinemas de Jaraguá do Sul

Você sabia que a nossa cidade já teve vários cinemas ao longo do tempo? Foram mais de cinco desde a década de 20! Em contato com o Arquivo Histórico de Jaraguá fizemos então um post bem bacana mostrando essa linha do tempo, confira:

Em 1920 haviam no Distrito de Jaraguá (sim, distrito, pois nesta época ainda pertencíamos ao município de Joinville), os Cine Mielke e Cine Jaraguá (Artur Muller e Cia). Em 1926 surge o Cine Ideal – de Alberto Santos (o nome foi sugerido pelo sr. Amadeu Mahfud que ganhou um ano de ingressos no cinema).

Salão Buhr, o prédio em primeiro plano, à esquerda, seguido pelo Hotel . Foto: acervo Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul

Salão Buhr, o prédio em primeiro plano, à esquerda, seguido pelo Hotel . Foto: acervo Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul

Em 1927 o sr. Erich Doubrawa cria o Cinema Central e passa a fazer sessões no Salão Buhr, na Rua Emilio Carlos Jourdan. Até a década de 30, o cinema era mudo, sendo que grupos musicais (instrumentais) faziam o acompanhamento das sessões de cinema. Em 1934 o sr. Doubrawa adquiriu em São Paulo um aparelho que operava com o método Movietone, garantindo a sincronização entre som e imagem. Isso passou Jaraguá para a era do cinema sonoro.

Infográfico mostrava na época o inovador sistema de gravação sincronizada de vídeo e áudio

Infográfico mostrava na época o funcionamento do inovador sistema de gravação sincronizada de vídeo e áudio

Anúncio com a programação datado de 1934, publicado no jornal Correio do Povo. Foto: Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul

Anúncio com a programação datado de 1934, publicado no jornal Correio do Povo. Detalhe para a publicação bilingue, em português e alemão. Foto: Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul

Na década de 40 o sr. José Julianelli, um dos precursores do cinema em Santa Catarina, fazia sessões itinerantes de cinema, inclusive em Jaraguá do Sul, sendo registrado no ano de 1941.

Anúncio com a programação datado de 1941, publicado no jornal Correio do Povo. Foto: Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul

Anúncio com a programação datado de 1941, publicado no jornal Correio do Povo. Foto: Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul

Em dezembro de 1959 é inaugurado o Cine Jaraguá. O novo espaço de lazer prometia os melhores filmes, oferecendo ampla tela panorâmica e recursos técnicos avançados para a época. O Cine Jaraguá S/A era uma empresa de cotas (10.000 cada) criada para tal fim e que quando se firmou no mercado os sócios majoritários adquiriram as cotas dos demais, permanecendo na sociedade os srs. Artur Breithaupt, Durval Marcatto, Mario Muller, Oswaldo Heuser e Empresa Max Wilhelm (Nelson Driessen).

Foto: acervo do Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul

Foto: acervo do Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul

Este cinema foi fechado no início da década de 90, mais tarde o prédio foi demolido para dar lugar ao Shopping Breithaupt que edificou três salas de cinema com início em 5/11/1999.

Em setembro de 2006, o Grupo Arcoplex assumiu a gestão do cinema no Shopping Breithaupt. Na época, ele contava com três salas que juntas comportavam cerca de 500 pessoas.

Hoje, o cinema do Jaraguá do Sul Park Shopping possui quatro salas em funcionamento e uma que será inaugurada em breve, completando a capacidade para quase 900 espectadores.

fachada_cinema_jaragua

Novo cinema conta com salas prontas para filmes 3D, bombonière e totens de venda de ingressos

As salas do novo cinema foram construídas no formato estádio, que permite total visibilidade da projeção em todos os pontos do ambiente, e estão preparadas para exibir filmes em formato 3D.

Ao contrário do antigo cinema, as poltronas agora são numeradas , o que facilita a organização e a busca pelo lugar certo durante as exibições.

Você lembra qual foi o primeiro filme que você assistiu no cinema em Jaraguá do Sul? Deixe a sua resposta na caixa de comentários!

Sobre o autor

Ricardo Daniel Treis

Publicitário, sócio e editor do Por Acaso. Editoria / marketing / novas ideias. Mau humor / imaginação / boa música. Calor / cerveja / casa arrumada.

Deixe seu comentário